04 setembro, 2025
Comentários

Rio Claro celebra Independência do Brasil com desfile cívico em Passa Três


Rio Claro vai celebrar os 203 anos da Independência do Brasil com um desfile cívico nesta sexta-feira, dia 5, no distrito de Passa Três. O evento, que abre oficialmente a tradicional Festa da União, começa às 9 horas e contará com a participação de nove escolas e um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Este ano, o desfile traz como tema “O Turismo como Meio de Preservar as Raízes da Nossa História”, propondo uma reflexão sobre como o patrimônio cultural, as tradições e os marcos históricos podem ser valorizados por meio de um turismo consciente e educativo.
A comemoração é organizada em parceria pelas secretarias de Educação e de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Eventos, Esportes e Lazer. Participam cinco escolas da rede municipal, três estaduais, uma particular e o CRAS, que levarão para a avenida representações de personagens históricos, patrimônios naturais e arquitetônicos, festas populares e expressões culturais que reforçam a identidade de Rio Claro. O desfile terá ainda apresentações de fanfarras e bandas marciais.
Segundo o prefeito Babton Biondi, o momento vai além da celebração da Independência. “O desfile cívico é uma oportunidade de reforçarmos nossa história, valorizar a cultura local e fortalecer o sentimento de pertencimento das nossas crianças e jovens. É um ato de respeito à pátria e de união da comunidade em torno dos valores que nos identificam como rio-clarenses e brasileiros”, afirmou.
A secretária de Educação, Thaís Isabelle de Carvalho, lembrou que o longo do ano, Rio Claro realiza três momentos de desfiles cívicos: no aniversário da cidade, em 19 de maio; durante a Festa da Paz, em Lídice, no mês de junho; e na Festa da União, em Passa Três, que coincide com o 7 de Setembro e reúne ainda escolas da Fazenda da Grama, Getulândia e outras localidades. “É até mesmo visando a questão de logística de Rio Claro. Temos um município muito grande, com áreas rurais e escolas distantes e essa participação é dividida. Todas as escolas da rede participam dos desfiles em algum momento”, disse.

Festa da União


Além do desfile, a Festa da União segue de sexta a domingo com programação musical diversificada. A abertura, na sexta-feira, dia 5, terá show do grupo Violada Bruta, às 22 horas. No sábado, dia 6, será a vez da banda Made In Modão, também às 22 horas. Já no domingo, dia 7, o encerramento contará com a apresentação do cantor Renato Teixeira, às 21 horas, seguida de Max Oliveira. Durante os três dias, o DJ Nado Portugal também animará o público.
O evento contará ainda com parque de diversões e praça de alimentação.

Comentários