Image
17 junho, 2024
Comentários

Rio Surf Festival 2024 chega à Praia da Macumba

O Rio Surf Festival 2024 está prestes a agitar as águas da icônica Praia da Macumba, no Rio de Janeiro, com duas semanas repletas de adrenalina e talento, a partir desta terça-feira (18/06) até o próximo dia 30. O evento é organizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e vai reunir na capital fluminense os atletas mais qualificados do Basil, com nomes como Ricardo Tatuí, Guilherme Herdy e Sérgio Noronha.

Na primeira parte do festival, de 18 a 23 de junho, os olhos estarão voltados para a terceira etapa do Circuito CBSurf Master Tour 2024, onde os surfistas mais experientes do país mostrarão suas habilidades nas categorias Master, Gran Master, Kahuna, Gran Kahuna e Legends. O circuito iniciou a temporada em Santa catarina e passou por Sergipe até chegar no Rio de Janeiro.

Na segunda parte do evento, de 24 a 30 de junho, a competição continua com as etapas dos Circuitos Brasileiros de Longboard, SUP Surf e SUP Race, chancelados pela CBSurf. O circuito já realizou duas etapas neste ano em Paracuru (CE) e na praia de Itaúna, em Saquarema (RJ). Assim como no Master Tour, os confrontos serão acirrados na Praia da Macumba, que apresenta condição de onda propícia para esta modalidade.

– O Governo do Rio tem muito orgulho em apoiar o surfe, uma modalidade esportiva em que o Brasil é um dos mais expoentes. A CBSurf vai deixar um legado com este festival aqui no Rio de Janeiro, que tem um cenário muito atraente para os atletas com boas ondas não apenas na capital, mas também em cidades como Saquarema, Rio das Ostras, Cabo Frio, Macaé, Quissamã e São João da Barra. O estado inteiro é um grande pico para o surfe, e esse é um esporte que traz junto todo um estilo de vida pautado pela educação ambiental, a preservação da natureza, a prática de hábitos saudáveis. É importante reforçar o calendário de eventos com iniciativas assim – avaliou o secretário estadual de Esporte e Lazer, Rafael Picciani.

Uma das características mais marcantes do Rio Surf Festival 2024 é a inclusão das categorias Progressiva e Clássica em uma mesma competição de Longboard, iniciativa que destaca a diversidade e a versatilidade do esporte, permitindo aos atletas demonstrarem habilidades em diferentes estilos de surfe.

– É muito legal a volta dos festivais de surfe, ainda mais quando se trata de modalidades tão especiais, que incluem alguns dos maiores ídolos do surfe brasileiro – comemorou o duas vezes campeão da divisão de acesso do Circuito Mundial de Surfe, Teco Padaratz, novo presidente da CBSurf.

Além das competições principais, o Rio Surf Festival 2024 também será uma oportunidade para os jovens talentos mostrarem todo o seu potencial, com a presença das categorias de base da modalidade. Será uma chance única para os futuros campeões se inspirarem e aprenderem com os melhores do país.

O diretor de novos negócios da CBSruf, Guilherme Pollastri, explica que depois de trazer para o Rio de Janeiro o campeonato Mundial Junior da ISA no final de 2023, onde o Brasil se tornou campeão mundial por equipes depois de 23 anos, a CBSurf trabalhar para que o Rio Surf Festival 2024 ajude a consolidar a Macumba como um dos grandes palcos do surfe carioca e recolocando o Rio de Janeiro no cenário do surfe nacional.

O diretor institucional da CBSurf, Geraldo Cavalcanti, destacou que a competição vale ponto para o ranking brasileiro e define a equipe que vai representar o Brasil no retorno do ISA World Masters Surfing Championship, o Mundial Master da ISA (Associação Internacional de Surfe). A sétima edição do evento será realizada em Surf City, El Salvador, de 18 a 24 de outubro. O festival carioca também será a Seletiva do mundial nas categorias Longboard e SUP, de onde também sairá a equipe que vai representar o Brasil no próximo Mundial da ISA.

Além de oferecer uma oportunidade única para os fãs presenciarem seus ídolos em ação e torcerem por eles nas ondas desafiadoras da Praia da Macumba, o Rio Surf Festival vai promover clínicas específicas das modalidades Longboard, SUP Surf e SUP Race, previstas para os dias 21 e 29 de junho.

Surfe inclusivo

Junto com a Federação de Surf do Rio de Janeiro e do Recreio Surf Club, serão oferecidas práticas para crianças e adolescentes vivenciarem a experiência do Longboard, SUP Surf e SUP Race por meio de aulas com instrutores e palestras sobre as modalidades. Na mesma data serão realizadas as clínicas de Parasurf com profissionais capacitados para orientar pessoas com deficiência que queiram conhecer melhor o esporte.

Temas como sustentabilidade e experiências de superação por meio do surf estarão presentes em palestras preparadas para compartilhar toda a experiência de ex-atletas e ambientalistas que dominam o assunto. O Rio Surf Festival também vai reconhecer a importância das personalidades que marcaram o esporte, com uma grande homenagem para atletas renomados do Surf Master e Longboard do Rio de Janeiro ao longo das décadas de 1960 e 1970.

Tudo será transmitido ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e pelo site oficial da CBSurf (www.cbsurf.org.br), para os fãs acompanharem de perto toda a ação e vibração de competidores como Jeferson Silva (SP) e Rodrigo Sphaier (RJ), Carlos Bahia (SP) e João Pedro (CE), Atalanta Batista (SE), Kate Brandi (SP) Luana Soares (SP) e Jasmin Avelino (RJ).

Premiação

Destaque para a excelente premiação, que distribuirá R$100.000,00 (cem mil reais) para o Master e R$ 220 para o CBSurf de Longboard e SUP, configurando a maior premiação da história do circuito oferecida para estas categorias.

Detalhes do Evento:

- Local: Praia da Macumba, Rio de Janeiro
- Circuito CBSurf Master Tour 2024: de 18 a 23 de junho
Circuito CBSurf de Longboard, Sup Surf e SUP Race: de 24 a 30 de junho
- Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e FESERJ (Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro), Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer

Comentários