Image
25 março, 2024
Comentários

Rio+Saneamento investe em melhorias do abastecimento em Lídice, em Rio Claro

Devido à proximidade com diversos rios, o distrito de Lídice, em Rio Claro, é uma localidade abundante em recursos hídricos. No entanto, a região sempre enfrentou problemas de falta d'água, especialmente em áreas como o Morro do Querosene e o Morro da Itaoca, situados em pontos mais altos. Ao assumir o abastecimento no município, a Rio+Saneamento investiu em ações para ampliar a distribuição nas áreas mais elevadas do distrito.

A concessionária realizou a interligação dos reservatórios em um esforço conjunto com as autoridades locais, permitindo que a água fosse distribuída por gravidade para áreas mais altas, sem depender inteiramente de bombeamento. Isso garante uma maior segurança no abastecimento.

“Essa iniciativa não só resolveu problemas crônicos de abastecimento, mas também demonstrou o impacto positivo que uma infraestrutura bem planejada pode ter na vida das pessoas. Estamos comprometidos em continuar investindo em soluções que melhorem a qualidade de vida e garantam um fornecimento confiável de água para toda a comunidade. Este é apenas o começo de uma série de melhorias que planejamos implementar para garantir a sustentabilidade e eficiência de nossas operações”, afirma Gustavo Dias, gerente de Operações da Rio+Saneamento.

Desde a conclusão da interligação, a comunidade de Lídice testemunhou uma melhora significativa na disponibilidade de água. Agora, os moradores dos pontos mais altos da região não precisam mais enfrentar os desafios diários relacionados à falta d'água.

“Depois dessa interligação, uma demanda que enfrentamos por muito tempo foi atendida pela Rio+. Em um prazo de 30 dias mais ou menos, a obra foi concluída e depois disso a gente não está tendo mais falta d'água. Os problemas de escassez, especialmente nas áreas mais altas, virou coisa do passado. Desde então, estamos tendo um fornecimento regular, e as preocupações com a falta d'água acabaram”, conta Carmelo Pereira, morador e administrador da página Lídice, Lídice.


A atuação da Rio+Saneamento desde o início tem sido marcada por investimentos em infraestrutura e tecnologia, aliados à prestação de serviços comerciais e operacionais essenciais, como manutenções e reparos. Com projetos de construção de estações de tratamento e expansão da rede de água e esgoto, a empresa está comprometida em atender aos padrões estabelecidos pelo Marco Regulatório do Saneamento, visando garantir que até 2033 praticamente todas as residências nas cidades atendidas recebam água tratada e tenham acesso ao tratamento de esgoto. Essas ações refletem um compromisso sólido com a qualidade de vida e o bem-estar das comunidades atendidas, além de contribuir para a melhoria significativa da infraestrutura de saneamento básico no estado.

Comentários