Image
11 abril, 2019
Comentários

Ruas de Itatiaia começam a ganhar nova iluminação

 Itatiaia está ganhando uma nova iluminação.Desde o início de abril a Prefeitura está realizando a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas lâmpadas de LED, que são mais econômicas e contam com um maior poder de iluminação. A ação, que faz parte do Programa de Eficientização da Iluminação Pública, implantado pela Prefeitura, vai contemplar inicialmente 300 novos pontos com a troca ou colocação da iluminação em toda a cidade .

Conforme conta o coordenador de Gestão Elétrica da Prefeitura, Paulo Ramos, o programa será realizado em etapas e vai contemplar todo o município. O setor é ligado à Secretaria de Obras e Serviços Públicos.

- O programa consiste na substituição das lâmpadas de vapor de sódio por lâmpadas de LED e também a colocação de pontos de luz nas localidades que não possuem. O trabalho será dividido em etapas e começamos pelo Centro, onde há um maior fluxo de pessoas. Na Rua Prefeito Assumpção, por exemplo, foram trocadas vinte e quatro lâmpadas de vapor de sódio 400 watts por LED 150 Watts, o que representa uma economia de 2.66% para os cofres públicos, Com a troca reduzirmos o consumo e ganhamos em eficiência luminosa - explicou.

O trabalho de substituição começou nas vias do Centro da Cidade beneficiando inicialmente a Praça Mariana Rocha Leão e mais quatro vias. São elas: a Rua São José, a Avenida dos expedicionários a partir da intercessão com a Rua São José, o trecho que liga a Avenida dos Expedicionários a Rua Prefeito Assumpção e toda a extensão da Rua Prefeito Assumpção.

- Até o momento já foram substituídos setenta e dois pontos de iluminação, sendo doze na Praça da Matriz, dez na Rua São José, dezenove na Avenida dos Expedicionários, sete na marginal e vinte e quatro em toda extensão da Rua Prefeito Assumpção. Nesses locais havia iluminação de vapor de sódio de diferentes potências que foram trocadas por lâmpadas de LED 150 watts – disse.

Conforme conta o coordenador, o programa será realizado em etapas e vai contemplar todo o município.

- O trabalho será dividido em etapas e de acordo com o cronograma os bairros Nova Conquista e Country serão os próximos a serem beneficiados. Nesses locais serão substituídos pontos de luz onde precisam e colocados onde não possui. A previsão é que o serviço tenha início já na próxima semana - contou.

Sobre a substituição das lâmpadas de vapor de sódio pelas de LED nos demais bairros, Paulo Ramos explicou que a potência vai variar de acordo com a necessidade de cada via.

- Essa troca será realizada em toda a cidade, mas vale ressaltar que a potencia da iluminação será colocada de forma compatível com cada via. Essa compatibilidade geralmente é calculada de acordo com a largura da via. A partir daí é possível ter uma noção da claridade necessária, podendo ser atendida com lâmpadas de 50, 70,80,100 ou até 150 watts - explicou.

Já em relação aos benefícios que as lâmpadas de LED estão trazendo para a cidade, Paulo Ramos destaca ainda que elas têm um poder de iluminação bem maior que as comuns.Além de serem mais claras e econômicas, o que contribui muito para a segurança dos moradores.A emissão de gases também é quase nenhum.Sobre a taxa de Iluminação Pública ele ressaltou que é usada para iluminar as vias pelas quais o morador transita.

- Vale lembrar que a taxa de contribuição de Iluminação Pública é investida para iluminar a rua do morador e as vias do município por onde ele transita, ou seja, todo o seu trajeto. O valor cobrado por essa iluminação não é cobrado sobre o consumo da energia das vias, mas sim baseado no consumo de cada   residência - finalizou o coordenador do setor de Gestão Elétrica, Paulo Ramos..

Iluminação da Avenida Industrial Alda Bernardes

O Programa de Eficientização da Iluminação Pública em Itatiaia teve Início em setembro de 2018, com a iluminação da Avenida Industrial Alda Bernardes.O trabalho, coordenado pela Prefeitura, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, contou com a colocação de 70 postes de iluminação.

De acordo com a Secretaria de Obras, a Avenida que tem 3,6 km, ganhou lâmpadas modernas de LED de 150 Watts em toda a sua extensão. Para que a via fosse toda iluminada a Enel, Concessionária de Energia que atende o município,instalou os transformadores e toda a rede de baixa tensão, que não existia no local e a Selles - Engenharia e Serviços, interligou as redes que alimentam os postes do trecho.Todo o serviço foi pago pela Prefeitura.

Desde a sua inauguração, essa foi primeira vez que a Avenida Industrial Alda Bernardes, que fica localizada próximo do km 317 da Rodovia Presidente Dutra, recebeu a implantação de iluminação pública. Por dar acesso ao bairro Jararaca e também ser a área de acesso a várias empresas, em média mais de 300 pessoas passam diariamente pela via, entre elas trabalhadores, moradores e atletas que usam a via para fazer caminhadas.

Comentários