Image
27 junho, 2019
Comentários

Saae Angra investe em melhorias nos diversos setores da autarquia

   Há ações nas áreas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, informática, transportes, dentre outras  



Desde o começo da atual gestão, a Prefeitura de Angra, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), vem realizando várias obras e melhorias que atendem a diversos setores e visam melhor qualidade de vida e de saneamento para os moradores, o que inclui a melhora nos serviços oferecidos pela autarquia.



Em relação ao esgoto sanitário, havia três estações de tratamento no começo do governo e, atualmente, este número subiu para sete, nas seguintes localidades: Vila Velha, Bonfim, Vila do Abraão, Araçatiba, Provetá, Praia da Chacará e Glória 2. Novas estações vão chegar em breve à Praia do Anil, Praia da Chácara e Monsuaba. Uma revitalização também foi realizada no sistema de tratamento do Marinas.



Em breve, o Saae realizará novas melhorias, como a automação da estação do Bonfim, a realocação das redes de esgoto do condomínio Promorar do Areal e a instalação de alimentação elétrica das seis elevatórias de esgoto da Vila do Abraão, permitindo o pleno funcionamento das elevatórias em casos de falta de energia. A Praia do Machado receberá a recuperação da bica, realocação e construção da fossa da praia.



Diversas intervenções para melhorias também foram feitas no abastecimento de água do município. Até o momento, já foram realizados a instalação de filtros na Vila Histórica; a recuperação de poços artesianos no Camorim, Paraíso e Bonfim; a instalação de reservatórios em diversos bairros; o aumento da captação na barragem do Vitinho (Caputera) e da capacidade de bombeamento da elevatória do Frade; a revitalização da estação de tratamento de água (ETA) de Jacuecanga; melhoria do abastecimento para o Morro das Velhas; sistema de abastecimento para o condomínio Vale da Banqueta; e o aumento de capacidade de bombeamento da elevatória que abastece a Sapinhatuba 1 e 2 e o Monte Castelo.



Ainda estão previstas novas ações voltadas para o abastecimento de água. Dentre elas, destacam-se o novo sistema de comportas da barragem da Banqueta, a reforma geral do reservatório de concreto do Sertãozinho do Frade, a nova rede para abastecimento do condomínio Vale da Banqueta e melhorias no abastecimento do Morro do Abel, Bonfim e Sapinhatuba 1.



As melhorias também estão sendo feitas na infraestrutura da autarquia, visando aprimorar o atendimento à população. Neste ano foram obtidos dois veículos (sem ônus para o município) junto à Receita Federal e feita a recuperação do carro-pipa. Soma-se a isso a contratação de 11 veículos alugados e de um caminhão combinado para limpeza das redes de esgoto. Recentemente, a autarquia adquiriu um barco para atendimento na Ilha Grande. Em breve serão feitas contratação e reforma de novos veículos, o que inclui a aquisição de motocicletas para auxiliar no trabalho com os sistemas de cloração.



Na área de informatização, um sistema para a conta online foi criado (http://tiny.cc/ijww8y) e pode ser visitado gratuitamente. Na área de análise, o Centro Integrado de Monitoramento de Água e Esgoto (Cimae) foi criado para analisar e monitorar as estações do município. No setor jurídico, o Saae renovou convênios importantes para gerenciar sua dívida ativa, com o Tribunal de Justiça e o Instituto de Protesto.


Comentários