28 março, 2017
Comentários

Saae Barra Mansa realiza ação de conscientização no Centro

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Barra Mansa realizou na manhã desta terça-feira, dia 28, uma ação de educação ambiental para os comerciantes e moradores das ruas São Sebastião, Duque de Caxias e adjacências que utilizam os contentores subterrâneos existentes no local.

Segundo o gerente de Coletas de Resíduos da autarquia, Isaías Monteiro, muitas pessoas utilizam os contentores de forma irregular. “Nosso objetivo é orientar a devida utilização do contentor subterrâneo de resíduos, bem como otimizar o serviço de coleta e de higienização externa e interna”, revelou.

Isaías ainda afirmou que este trabalho foi motivado pela utilização indevida dos contentores. “Por diversas vezes encontrávamos os contentores vazios e os resíduos de lixo do lado de fora. Outro agravante é que sempre tem veículo estacionado na vaga destinada ao caminhão de lixo, atrapalhando a coleta e também o trânsito”.

A ação terá continuidade nos próximos dias, com equipes panfletando no entorno dos contentores subterrâneos e também orientando os usuários. De acordo com o gerente Isaías, as pessoas que permanecerem utilizando o local de maneira irregular poderão ser multadas. “Depois desta ação de conscientização, vamos iniciar a segunda etapa, que será a identificação das pessoas que utilizam as lixeiras subterrâneas de forma errada. Essas pessoas depois de advertidas poderão ser multadas, conforme a Lei Municipal 3276/2002”.

Isaías, que também é presidente da Agenda 21, um instrumento de planejamento de politicas públicas de meio ambiente, levará o assunto para a próxima reunião, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 30, na Aciap. “Vamos levantar este assunto no nosso próximo encontro para os comerciantes e para as entidades de classe para tentarmos de vez resolver esta situação dos contentores do Centro”, afirmou.

Dicas para utilização dos contentores subterrâneos do Centro

- Acondicione o lixo em sacolas plásticas de no máximo 50 litros;

- Reduza o volume dos resíduos sólidos para descartes nos contentores subterrâneos;

- Coloque os sacos de lixo dentro dos contentores subterrâneos e nunca, nas calçadas.

Comentários