Saae-BM participa de evento do PEA Gascar
Exposição Itinerante conta com palestra para Cooperativa de Catadores e comunidade sobre educação ambiental
O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa) está participando de uma exposição da PEA Gascar (Programa de Educação Ambiental Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro) realizada no Centro Cultural Estação das Artes, no Centro, na terça e quarta-feira, dias 16 e 17 de outubro. Essa é a segunda etapa do programa, com foco em resíduos sólidos.
A Walm Ambiental é a empresa responsável pelo desenvolvimento do programa. Participaram do evento a COOPCAT (Cooperativa de Catadores) e a CRS do Saae (Coordenadoria de Resíduos Sólidos). A primeira etapa do projeto foi voltada para os gestores e o Saae enviou três representantes, o gerente da Destinação Final de Resíduos, Sérgio Antônio da Silva, com dois representantes da CRS, Cláudio Vanir da Silva e Marco Terra.
O diretor executivo do Saae Barra Mansa avaliou a participação do Saae como fundamental para o gerenciamento de resíduos sólidos. “São conhecimentos que a equipe adquire possibilitando avanços na educação ambiental. É nosso papel como cidadão e formador de conceitos junto à sociedade no que diz respeito à consciência ambiental e a preservação do meio ambiente”, enfatizou Fanuel.
A representante da Walm Ambiental, Mary Lima, ressaltou a importância da educação ambiental para a sociedade. “O principal foco é gerar conhecimento e informação para a comunidade. Esse tipo de trabalho faz com que as pessoas reciclem mais, avaliem o consumo e façam o descarte da forma correta. A ONU prevê que em 2025 haverá um aumento de 200% na média de geração de resíduos circulando no planeta. Então, esse serviço pode ser fundamental para o futuro”, destacou Mary.
O gerente de Destinação Final de Resíduos, Sérgio Antônio da Silva, afirmou que a participação do Saae em eventos como esse é necessária para evoluir no tratamento e gerar conhecimentos. “A equipe se qualifica e aprende mais sobre resíduos. São eventos como esse que possibilitam gerar conhecimento em educação ambiental para os usuários de Barra Mansa”, frisou Sérgio.
A palestra para a comunidade teve como tema consumo consciente e reciclagem. Para a cooperativa os temas abordados foram mediação de conflitos, saúde e uso de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), negociação, vendas e oportunidades de negócio.
Comentários