SAAE–VR prepara a troca de hidrômetros antigos
Manutenção não vai gerar custo para usuário. Cidade tem cerca de 5 mil hidrômetros parados ou quebrados
Conforme registros do SAAE, Volta Redonda tem 68% de hidrômetros com mais de cinco anos de uso e cerca de 5 mil hidrômetros parados. Segundo o SAAE, o equipamento ultrapassado compromete a medição.
Visando garantir a correta e justa medição, o SAAE vai iniciar a troca desses equipamentos. A manutenção não vai gerar custo para o usuário.
O Diretor-executivo do SAAE, José Geraldo Santos, o Zeca, explicou que entre os parâmetros para a troca está o tempo de uso.
“Os hidrômetros com mais de 5 anos de uso serão todos trocados. Esse período é justamente o tempo de vida útil do equipamento. A gente tem muitos hidrômetros parados ou quebrados”, detalhou Zeca.
Volta Redonda possui um total de 90 mil hidrômetros. O início para a troca dos equipamentos está previsto para final de março.
“Estamos em processo final de licitação para a compra desses hidrômetros. A nossa expectativa é substituir pelo menos 18 mil equipamentos em 2018. A gente recomenda aos usuários que mantenham o hidrômetro intacto após a troca. A gente nota que alguns usuários pintam o equipamento ou arrancam a tampa, isso acaba comprometendo a leitura ou o tempo de vida do hidrômetro”, disse Zeca.
SAAE dispõe de Sala de Hidrometria
Diariamente o SAAE realiza testes nos hidrômetros de Volta Redonda, seja a pedido dos usuários ou conforme necessidade. Os testes são realizados para checar se o equipamento está funcionando conforme o previsto.
A artesã Márcia Cardoso de Souza solicitou ao SAAE um teste no hidrômetro do prédio onde ela é síndica.
“Eu não sabia que poderíamos solicitar esse serviço. Eu liguei para o SAAE, pois foi um pedido dos moradores do nosso prédio para checar se o consumo estava correto e fui muito bem atendida. E poder acompanhar os testes dá mais credibilidade”, disse Márcia.
O contribuinte que tiver dúvida pode solicitar ao SAAE a realização do teste pelos telefones 115 ou (24) 3344-2900. Ou ainda pode ir pessoalmente ao setor de atendimento do SAAE.
“Essa Sala de Hidrometria é referência na região. É uma bancada que atende a verificação das leituras, inclusive possui a certificação ISO 9001/2008 e recebe anualmente a verificação do INMETRO”, detalhou Zeca.
Comentários