Image
21 março, 2018
Comentários

Saae-VR vai realizar obras de manutenção na ‘Beira Rio’

Autarquia elabora projeto de melhorias na rede para evitar novos rompimentos na avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes

O SAAE-VR (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda) vai promover intervenções em duas etapas na Avenida Almirante Adalberto Nunes, a Beira Rio. O objetivo é evitar novos rompimentos das adutoras existentes ao longo de grande parte da avenida, no trecho compreendido, principalmente, pela pista de caminhada e pela ciclovia. A obra está prevista para acontecer ainda no primeiro semestre.

O SAAE detalhou que serão instaladas válvulas de alívio e válvulas reguladoras de pressão, além de substituição das ventosas instaladas no trecho entre a Avenida Jaraguá, no Jardim Cidade do Aço, e a Rua São Vicente de Paula, no bairro Niterói. O objetivo é minimizar os chamados ‘transientes hidráulicos’, fenômenos físicos responsáveis pelos rompimentos da tubulação. Os serviços têm um custo estimado de R$ 200 mil e duração de dois meses.

Posteriormente, até o final de 2018, será realizada a inversão das adutoras com diâmetros de 500 mm em ferro fundido e em PVC.

“Essa manutenção vai beneficiar os bairros da margem esquerda e alguns da margem direita do rio Paraíba do Sul, que representa 50% da totalidade de moradias do município”, explicou o diretor executivo do SAAE-VR, José Geraldo, o Zeca.

Zeca informou, ainda, que está sendo finalizado o projeto para a construção de um muro de contenção na avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes, próximo a entrada da Rua São Vicente de Paula, no bairro Niterói. No local, recentemente, houve um desmoronamento da calçada e da ciclovia, e em parte do talude entre o rio e a avenida, causado pelo rompimento da adutora ali existente.

“Essa obra deve ser licitada após a obtenção do licenciamento ambiental e demais autorizações pertinentes, com previsão para o mês de abril/2018”, disse o diretor do Saae, acrescentando que existe um contrato em vigência, pra reparo de calçadas em todo o município, provenientes dos serviços de manutenção de redes realizados pela autarquia.

Comentários