Sábado, dia 18, é Dia D de Vacinação contra Pólio e Sarampo em VR
Em Volta Redonda, todas as 44 unidades de saúde da Atenção Básica estarão abertas para receber a população
Volta Redonda quer atrair cerca de três mil crianças aos postos de vacinação neste sábado, dia 18. Para o Dia D da Campanha da Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo, todas as 44 Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família do município estarão abertas para receber a população. As unidades vão funcionar das 8h às 17h exclusivamente para aplicação das vacinas.
O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, espera que o funcionamento das unidades no sábado facilite o acesso para a população. “O público alvo desta campanha é formado por crianças com idade entre um e quatro anos, que dependem dos pais ou responsáveis para levar à unidade de saúde”, lembrou.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da secretaria, Milene Paula de Souza, a meta de Volta Redonda é vacinar 13,3 mil crianças. Este número é 95% do público alvo do município, calculado em 14 mil crianças. “Para alcançar esse objetivo precisamos conscientizar os pais sobre a importância de imunizarem seus filhos contra a pólio e o sarampo”, disse.
Ela lembrou que após o Dia D, todas as unidades de saúde da Atenção Básica vão continuar oferecendo as doses das vacinas contra a pólio e a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. A campanha para ampliação da cobertura vacinal vai até o dia 31 de agosto, mas essas vacinas são oferecidas na rede pública de saúde pelo Programa Nacional de Imunizações durante todo o ano e estão disponíveis nas unidades de saúde de Volta Redonda.
O prefeito do município, Samuca Silva, lembra ainda que a descentralização das doses, que estão disponíveis em todas as 44 unidades da Atenção Básica, facilita o acesso à vacina. “Basta procurar a unidade de saúde mais perto de sua residência”, disse, pedindo aos pais que levem seus filhos para vacinar. “O reaparecimento de casos de pólio e sarampo só pode ser evitado com a vacinação em massa”, avisou o prefeito.
DIA D – Para atrair ainda mais crianças aos postos de vacinação, foi fechada uma parceria com o Rotary Club. A entidade estará em três unidades de saúde no Dia D de Vacinação, sábado, 18 de agosto. Haverá distribuição de panfletos informativos e carro de som circulando na comunidade. As atividades serão realizadas da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Roma I; na UBSF do Santa Cruz; e na UBSF Três Poços. A escolha dessas três unidades da Atenção Básica foi por conta do contingente populacional expressivo em relação à faixa etária que compõe o público alvo da campanha.
Comentários