Sábado é dia de vacinação contra o sarampo em Resende
A Prefeitura de Resende segue intensificando esforços visando proteger a população dos perigos do Sarampo. A luta terá mais um Dia D no próximo sábado, dia 7, com todas as unidades de saúde abertas das 8h às 17h. Para ser imunizado, basta ir ao posto de saúde mais próximo com a caderneta de vacinação e o cartão do SUS em mãos. A vacina também imuniza a população contra a caxumba e a rubéola
Apesar dos esforços para a erradicação do sarampo, o Brasil voltou a registrar casos da doença, que estava controlada. Com o objetivo de evitar a expansão do sarampo, uma campanha foi determinada este ano do dia 13 de janeiro ao dia 13 de março. Assim, mais um Dia D foi estipulado no próximo sábado, dia 7.
Todas as unidades de saúde estarão abertas no período de 8h às 17h. Da mesma forma, o governo do Estado do Rio de Janeiro decidiu ampliar a faixa etária da campanha, para a contenção do avanço da doença. O público-alvo a partir de agora é formado por pessoas com seis meses a 59 anos de idade.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira, o Dia D possibilita que as pessoas sem tempo para ir aos postos durante a semana possam se imunizar.
- É fundamental que a população se atente e entenda a importância da vacina, que pode salvar vidas e prevenir a proliferação de uma doença muito perigosa. Também é preciso estar atento ao público alvo e aos documentos necessários para a vacina: a caderneta de vacinação e o cartão do SUS. Não leva tempo e é essencial para a manutenção da saúde da nossa população - disse o secretário.
A Secretaria Municipal de Saúde ainda ressalta que a vacina contra o sarampo não é indicada para as gestantes, crianças menores de seis meses, pessoas imunocomprometidas e para quem está com suspeita de sarampo.
Comentários