Sala Cecília Meireles recebe a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa para uma noite com Beethoven
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa embala o Dia dos Namorados com obras de Ludwig van Beethoven
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa –OSBM- retorna ao palco da Sala Cecília Meireles, neste domingo, 12 de junho, a partir das 17h. Para marcar a volta a um dos principais palcos do país, a OSBM preparou um concerto com obras de Beethoven. O concerto faz parte da Série Sala Orquestras, da Sala Cecília Meireles, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, e tem ingressos à venda por R$20,00.
A composição do programa com obras de Beethoven reflete a maturidade artística da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Ao interpretar a Sinfonia nº 2v de Beethoven, a OSBM completa a série de nove sinfonias escritas pelo mestre alemão, que revolucionaram o panorama musical e estético de seu tempo. Em dez anos de existência a OSBM amadureceu musicalmente, principalmente através de sua temporada oficial, quando recebe importantes nomes da música mundial em concertos mensais, realizados na cidade de Barra Mansa.
O pianista israelense Daniel Gortler acompanha a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa no “Concerto nº2 para piano em Si Bemol Maior, op. 19”, de Beethoven. Daniel tem se apresentado com importantes orquestras européias, como a Filarmônica de Londres, orquestras das rádios de Berlin, da Baviera e do Norte da Alemanha e a Filarmônica de Israel. O pianista fez sua estreia em Nova Iorque no Y da Rua 92 e no Teatro Mogador de Paris, com a integral das Canções sem Palavras, de Mendelssohn, ciclo que gravou para o selo JMC.
À frente da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, um grande conhecido da orquestra, o violinista e regente Daniel Guedes. O maestro convidado da noite já se apresentou com a OSBM comandando o violino em solos especiais. Desta vez, Daniel assume a regência da OSBM. Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.
A Abertura de “Coriolono” completa a noite em homenagem a Beethoven e comandada por Daniel Guedes. O repertório do concerto da Sala Cecília Meireles será reproduzido integralmente na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, onde acontecem os concertos da temporada oficial da OSBM. O pianista Daniel Gortler e o maestro Daniel Guedes são os convidados da OSBM no concerto de junho, que acontece na próxima terça-feira, 14 de junho.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na Sala Cecília Mereiles
Data: 12 de junho (domingo)
Horário: 17 horas
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Largo da Lapa, 47 – Centro – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: disponíveis na bilheteria da sala e no link: http://www.ingresso.com/rio-de-janeiro/home/local/teatro/sala-cecilia-meireles
Valor: R$20,00
Regência: Maestro Daniel Guedes
Solista: Daniel Gortler, piano
Programa:
Ludwig van Beethoven – Abertura “Coriolano”, op. 62
Ludwig van Beethoven – Concerto nº 2 para Piano em Si Bemol Maior op. 19
Allegro com brio
Adagio
Rondo. Molto allegro
Ludwig van Beethoven – Sinfonia nº 2 em Ré Maior op. 36
Adagio molto – Allegro com brio
Larghetto
Scherzo: Allegro
Allegro Molto
Comentários