Image
05 maio, 2017
Comentários

Sala Cecília Meireles recebe Orquestra Sinfônica de BM e soprano Yasmini Vargaz neste domingo

A Sala Cecília Meireles inicia, neste domingo, a série de concertos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, em seu palco. Ao longo de 2017, serão três concertos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na sala. A apresentação do principal grupo do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa acontece na manhã deste domingo, 07 de maio. Com ingressos a R$20,00, o concerto inicia às 11h.
Para abrir esta série de concertos na Sala Cecília Meireles, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, regida pelo maestro Vantoil de Souza, selecionou obras de Schumann e Gliére. A abertura do concerto é com Introdução, Scherzo e Finale op. 52, de Robert Schumann. A Sinfonia nº1 ou Sinfonia de Primavera, também do compositor alemão, encerra o concerto.
O programa conta, ainda, com a intepretação do Concerto para Soprano Coloratura e Orquestra, de Reinhold Gliére. A soprano Yasmini Vargaz é a solista convidada para a execução da obra junto à Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Yasmini foi considerada a Melhor Voz Feminina, em 2016, ao vencer o IX Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos de São Paulo. Desde 2011, a soprano participa de concertos do Natal Luz de Gramado e atua como solista junto à Orquestra Sinfônica de Gramado.

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
A trajetória da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa começa em 2005, como um desafio para o Projeto Música nas Escolas, que havia sido criado há apenas dois anos, mas já exibia profissionais com qualidade técnica. Em um concerto no Rotary Club de Barra Mansa, a então recém-criada orquestra fez sua estreia, sob a regência de seu diretor artístico Vantoil de Souza.
Desde então, realiza anualmente sua temporada oficial, com concertos na Igreja Matriz de São Sebastião, quando recebe importantes solistas e maestros nacionais e internacionais. Os artistas convidados realizam oficinas e ministram máster classes para os músicos da orquestra e alunos avançados do projeto, dividindo seus conhecimentos e realizando um verdadeiro intercâmbio cultural e musical, que deixa um legado de imenso valor artístico para Barra Mansa e região. Além da temporada anual em Barra Mansa, a Orquestra tem se apresentado frequentemente nos mais importantes palcos nacionais. Participou intensamente de eventos importantes para a vida musical do país como o MIMO festival, em que realizou concertos nas igrejas históricas de Olinda, e foi orquestra residente por cinco anos dos cursos de regência de Isaac Karabtchevsky.
A OSBM também já acompanhou as mais importantes companhias internacionais de balé em suas turnês pelo Brasil, como o Balé do Teatro Mariinsky de São Petersburgo, o Balé do Teatro Alla Scala de Milão e o Balé Bolshoi, de Moscou em suas apresentações no Rio e em São Paulo. Em 2013, a orquestra realizou sua primeira turnê tendo como solista a pianista Simone Leitão, de norte a sul do país. No mesmo ano, outro evento marcante foi a participação nos três concertos durante a Jornada Mundial da Juventude, na primeira visita do Papa Francisco ao Brasil, onde se incluiu a realização de toda a trilha sonora da Via Sacra, com retransmissão via TV para todo o mundo.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain.

Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 07 de maio (domingo)
Horário: 11h
Local: Sala Cecília Meireles
Endereço: Largo da Lapa, 47, Centro – Rio de Janeiro
Ingressos: R$20,00 – à venda na bilheteria da sala ou no site www.ingressorapido.com.br
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Yasmini Vargaz
Programa:
Introdução, Scherzo e Finale Op. 52 - SCHUMANN -
Concerto para Soprano Coloratura e Orquestra - Op. 82 - GLIÈRE
Sinfonia nº 1 "Primavera" - Op. 38 - SCHUMANN

Comentários