02 março, 2017
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Sala SESI Matemática será inaugurada em Barra do Piraí

Ensino da disciplina é feito com games e recursos tecnológicos com objetivo de melhorar a educação dos jovens brasileiros

Volta Redonda, 2 de março de 2017
Vilã de várias gerações de estudantes, a matemática vai ser a estrela de uma sala da Escola SESI Barra do Piraí. A unidade vai ganhar um espaço dedicado à matéria, com games e outros recursos tecnológicos que prometem descomplicar as aulas e encantar os alunos. A inauguração está marcada para 7 de março, às 10h, e contará com a presença de pais, professores e representantes da Educação do município.
A Sala SESI Matemática contará com 40 notebooks, projetor, lousa digital, quadro branco e mobiliário diferenciado, criado para estimular os jovens no aprendizado da disciplina. Cerca de 600 alunos, do 6º ano do ensino fundamental ao 2º ano do médio vão utilizar as novas ferramentas. Além dos games online, o programa SESI Matemática inclui outras iniciativas, como kits com materiais concretos e bibliografia básica, que serão aplicados aos estudantes a partir da educação infantil; formação continuada de professores, inclusive à distância; sistema de avaliação e acompanhamento pedagógico, entre outros.
Lançado em 2012 pelo Sistema FIRJAN, o programa utiliza diversas tecnologias para quebrar a resistência dos alunos ao aprendizado da disciplina. O objetivo é formar adultos mais críticos e com o raciocínio lógico bem desenvolvido, o que terá impacto direto na formação de profissionais bem qualificados, prontos para atuarem no mercado de trabalho cada vez mais competitivo.
Pesquisa realizada em 2011 pelo Sistema FIRJAN com mais de 600 empresas de todo o país, revelou que a falta de competência matemática e de raciocínio lógico são deficiências apresentadas pelos trabalhadores atuais, o que resulta na falta de profissionais qualificados para atuar nas empresas, principalmente nas áreas ligadas às ciências exatas. A matemática é também a base para inovação, fundamental para o desenvolvimento econômico e social de um país.
Atualmente, 260 escolas utilizam recursos do programa em todo o país. A metodologia já foi adotada por Santa Catarina, Distrito Federal, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Maranhão, Bahia e Ceará, no ano passado, alcançando mais de 240 mil estudantes.
O desempenho dos brasileiros na disciplina de Matemática é um problema nacional. São estudos e avaliações que comprovam o fato, como é caso do Pisa (Programa Internacional de Avaliação de Alunos), que avalia o desempenho escolar em Matemática, Leitura e Ciências. No último exame, realizado em 2015, o Brasil ocupa a 65ª posição no ranking mundial de desempenho da Matemática, muito atrás da Singapura, Hong Kong e Macau, que aparecem nas primeiras posições. Em relação aos países da América Latina, o Brasil também apresenta defasagem no desempenho da disciplina, atrás da Argentina, Chile, Uruguai, Colômbia e Peru.

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