Image
03 abril, 2025
Comentários

Santa Casa de Barra do Piraí realiza cirurgias de videolaparoscopia pelo SUS

Nesta semana, a Santa Casa de Barra do Piraí, requisitada recentemente pela prefeitura, deu um passo importante para as cirurgias de vídeo coberta pelo SUS no município. O hospital iniciou o processo de realização de procedimentos de videolaparoscopia, uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que permite ao cirurgião acessar a área abdominal e pélvica do corpo humano sem a necessidade de aderir a incisões amplas.

Na Santa Casa, a videolaparoscopia está sendo utilizada para a retirada de vesículas, sendo que na terça-feira, três procedimentos foram realizados com sucesso. Antes da cirurgia, no intuito de garantir que todo o processo acontecesse sem intercorrências e de maneira totalmente ética e profissional, os pacientes passaram por todos os exames pré-operatórios, incluindo a avaliação de risco cirúrgico.

A moradora do município, Sandra Custódio, foi a acompanhante de sua filha, operada por volta das 17h30. A mãe mostrou gratidão à equipe da Santa Casa gerida sob a nova gestão, dizendo ainda que essa cirurgia já estava com um atraso de mais de um ano.

“Minha filha já estava esperando essa cirurgia há mais de um ano, os exames dela inclusive já tinham perdido a validade. Mas nesta terça, ela chegou no hospital, fez todos os exames necessários e conseguiu ser operada. Fomos muito bem atendidas e recebidas. Agradeço a Deus por essa equipe maravilhosa da Santa Casa”, disse Sandra.

No pós-operatório, os pacientes foram medicados e permaneceram em observação junto de seus acompanhantes até sua recuperação e posterior alta hospitalar.

A diretora médica da Santa Casa, Drª Nadjanaira do Nascimento, ressaltou a relevância desse método cirúrgico para a saúde dos pacientes.

“A retirada de vesícula por meio da videolaparoscopia é um procedimento inovador de cirurgia. Contamos com uma equipe cirúrgica de excelente qualidade, o que melhora não apenas o pós-operatório do doente, como também a resolutividade”, apontou a diretora

A Dr Nadjanaira ainda aproveita a oportunidade para expressar seu sentimento de voltar à direção médica da Santa Casa, dizendo quais são seus maiores desafios à frente do hospital e agradecendo a confiança do poder público do município em seu trabalho.

“Voltar para Santa Casa está me trazendo muitos desafios, entre eles, a humanização do nosso serviço. Eu sempre digo que o meu objetivo é que as pessoas não tenham mais medo de precisar do hospital do que da própria doença. Então eu, como diretora médica, estou imbuída desse desafio, inclusive realizei pessoalmente os riscos cirúrgicos para que o procedimento acontecesse de maneira mais rápida possível. Junto ao diretor técnico, Dr Dimas Bezerra, e o apoio da prefeitura, por meio de sua comissão de intervenção, este será um novo hospital. Quero também agradecer à prefeita Katia Miki e ao vice-prefeito e secretário de Saúde, Cristiano Almeida, por acreditarem no meu trabalho. Garanto que meu compromisso é oferecer o que a Santa Casa tem de melhor para a população de Barra do Piraí”, declarou.

O secretário municipal de Saúde e vice-prefeito, Cristiano Almeida, elogiou o atual trabalho realizado na Santa Casa e afirmou que “aos poucos iremos recuperar a confiança da população em nosso atendimento”.

“As pessoas não terão mais medo de irem até a Santa Casa. O trabalho realizado pela Drª Nadja, Dr Dimas e pela nossa comissão é de excelência. Os barrenses já estão voltando a ter dignidade em seus atendimentos. Nós estamos revolucionando o hospital e dando um choque de gestão. Sei que muitos já sofreram aqui, e aos poucos iremos recuperar a confiança da população em nosso atendimento”, finalizou o chefe da pasta.

Comentários