03 fevereiro, 2016
Comentários

Santa Casa de Barra Mansa alerta sobre os cuidados ao ingerir bebidas alcoolicas

Com a chegada do carnaval, o ambulatório do hospital tende a ficar cheio

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa alerta a população sobre os cuidados que se deve tomar para aproveitar as festas de Carnaval com segurança. Nessa época do ano, os hospitais tendem a ficar mais cheios por causa de acidentes nas estradas e com pessoas com doenças próprias do verão (desidratação, suspeitas de dengue, entre outras). O ambulatório atende em períodos comuns, em média, 150 pessoas por fim de semana. No carnaval, a quantidade de atendimentos aumenta cerca de 20%, por causa das pessoas que exageram nas bebidas.

A médica Monique Campbell Vieira explica que algumas atitudes simples podem prevenir consequências graves nessas épocas de exageros. Ela cita como exemplo: não ingerir bebidas alcoólicas de barriga vazia, manter alimentação leve e com pouca gordura. Beber muito líquido, como água, sucos naturais e água de coco, evitando sucos cítricos e industrializados para não irritar o estômago.

Uma medida importante para quem tem problemas de estômago, como gastrite, é procurar um médico para passar alguma medicação que proteja o órgão nessa época de bebedeira. “É sempre válido, para quem tem algum problema de estômago, procurar a ajuda de um profissional para instruir como proteger o órgão. É uma forma de não agravar a situação”, explicou Monique. A médica frisou ainda, a importância de deixar o corpo descansar. “O Carnaval é de certa forma uma maratona, então, após a folia é essencial ter pelo menos oito horas de sono, para se recuperar”, disse.

Outro cuidado que as pessoas devem ter na folia é não descuidar dos copos. “Os foliões não devem deixar os copos de bebida em qualquer lugar, nem ingerir bebidas de desconhecidos”, alerta a médica.

Comentários