01 julho, 2016
Comentários

Santa Casa de Barra Mansa lança livro em comemoração aos 157 anos da irmandade

Livro será vendido por R$ 15 e verba será revertida para o setor de hemodiálise

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa completa no mês de Julho, 157 anos. Como comemoração, uma agenda com diversos eventos foi estabelecida pela atual provedoria. Entre os principais, está o lançamento do livro ‘Santa Casa de Barra Mansa – 100 anos’, produzido pela ABH (Academia Barramansense de História), do autor José Carlos do Franco Faria.

Na próxima terça-feira, dia 05, às 16h, o livro será lançado em uma tarde de autógrafos com o autor, na provedoria da entidade. “Contar a história da Santa é importante, pois ela é um alicerce na saúde em Barra Mansa. Nossos ex-provedores deram, inclusive, nomes para diversas ruas do município”, comentou o provedor da Santa Casa, Jair Fusco, acrescentando que o livro será vendido a R$ 15 e a verba será revertida para o setor de Hemodiálise. “A unidade precisa de uma reforma e essa verba será destinada a isso. A Santa Casa é uma entidade sem fins lucrativos, a idéia de vender o livro é para trazer melhorias ao hospital”, reforçou Fusco.

A comemoração começa na segunda-feira, dia 04, com inauguração da Foto do Dr. Ayres Pimenta Filho, no setor de Hemoterapia, às 16h. Às 18h haverá missa na capela do hospital com o padre Carlos Alberto Júnior, da Paróquia de Saudade.

O livro - O livro ‘Santa Casa de Barra Mansa – 100 anos’ conta a história do primeiro século da instituição, começando pela fundação da Irmandade, em 1859, passando pela construção do primeiro hospital, em 1867, e relata as lutas dos abnegados cidadãos que passaram pela casa. Escrito pelo historiador Dr. José Carlos Franco Faria, que ingressou como médico na Santa Casa em 1957, e continua clinicando até os dias de hoje, o livro é repleto de histórias, fruto da memória e de pesquisas feitas pelo autor.

A ideia de produzir um livro como este surgiu da parceria entre a Santa Casa de barra Mansa e a ABH, o que tornou este árduo empreendimento possível. O Dr. José Carlos Franco Faria, que também é membro da academia, escrevia e pesquisava há mais de 30 anos sobre a história da instituição, e, agora, com a parceira firmada entre as instituições, o livro pôde ser produzido. Muitas curiosidades, algumas fotografias e a trajetória da Santa Casa estão à disposição do leitor.
Confira a programação:

04/07 (Segunda-feira)

16h – Inauguração da foto do Dr. Ayres Pimenta Filho – setor de Hemoterapia
18h – Missa Solene – Capela

05/07 (Terça-feira)

15h – Inauguração do Centro Médico Rafael Milton Teixeira (entrada ao lado do Hemonúcleo)
16h – Lançamento do livro ‘Santa Casa de Barra Mansa – 100 anos’ com tarde de autógrafos – Provedoria


06/07 (Quarta-feira)

14h30 – Culto de Ação de Graças – Centro de Estudos Dr. Aldrovando de Oliveira (entrada pelo Estacionamento – em frente ao CEI Vieira da Silva)

Comentários