Image
14 março, 2024
Comentários

Saúde de Barra do Piraí tem mês focado na conscientização da importância do exame preventivo

Nas últimas semanas, a Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando atividades para difundir os métodos de prevenção contra o câncer do colo do útero e reforçar a relevância do exame preventivo. Para isso, foi estabelecida uma campanha que envolveu as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) do município.



O câncer do colo do útero ocorre quando uma infecção genital, através de alterações celulares, evolui para um tumor. As infecções são frequentes e, em sua maioria, não são percebidas pelas portadoras. Por isso, a realização do exame preventivo é essencial, já que é o principal meio de se diagnosticar a doença que, quando descoberta em sua fase inicial, é curável.



O secretário interino de Saúde, Dione Caruzo, salientou a disposição da saúde municipal em sempre amparar à população. “Estamos fazendo mais pelos nossos barrenses. Além da parte prática, buscamos ampliar a conscientização e colocá-la como um dos nossos focos. O aprendizado é fundamental para a saúde pública, por isso, a Atenção Primária e seus agentes são imprescindíveis”, reforça o secretário.



Com a intensificação da ação, a diretora da Atenção Primária, Verônica Tancredo Massa, ressalta a importância da realização dos exames e, além disso, destaca como as equipes das ESFs estão sempre disponíveis para orientar e auxiliar a população. “A campanha tem como objetivo evidenciar para as mulheres a importância do exame preventivo. A conscientização e prevenção são focos da Atenção Primária e neste mês de março abordamos um assunto de extrema importância. Portanto, internamente, as unidades estão direcionadas ao suporte a essa necessidade ", destaca a diretora.



O prefeito de Barra do Piraí, Mario Esteves, destacou que campanhas como essa têm a função de informar, conscientizar e, principalmente, ajudar à população. “Os esforços da secretaria vêm como uma maneira de enfatizar algo vital: é preciso fazer o exame preventivo. A prevenção e o cuidado são fundamentais para identificar e tratar a doença. A população precisa estar sempre atenta, fazendo exames de rotina e seguindo as orientações médicas”, finaliza o chefe do Executivo.

Comentários