14 junho, 2018
Comentários

Saúde de Porto Real prorroga vacinação contra gripe até dia 22

A Secretaria Municipal de Saúde realizou entre os dias 11 e 14 deste mês, a vacinação contra a influenza (gripe) nas pessoas acima de 60 anos acamadas ou com dificuldades de locomoção, na própria residência dos pacientes. A vacina domiciliar, exclusiva para esse público, é mais uma medida para intensificar a vacinação no município, que, conforme determinação do Ministério da Saúde, será prorrogada até sexta, dia 22. Em Porto Real, foram vacinadas 2.559 pessoas até a última semana. Esse número é correspondente a 63,44% do público-alvo. A meta do Ministério da Saúde é que o município vacine 90% desse público. O percentual específico de cada grupo em Porto Real registrou até o período mencionado: crianças (50,21%); gestante (59,35%); puérpera (94,29%); trabalhador de saúde (46,62%), idoso (85,99%); professor (30,80%).

“É importante vacinar essas pessoas que apresentam outras doenças de base e estão no grupo prioritário para se evitar maiores complicações que levem à internação e óbito”, relatou a coordenadora de Imunização, Kátia Virgílio, que ainda ressaltou o grupo a ser vacinado e o cronograma no município. “O público-alvo da campanha, definido pelo Ministério da Saúde, é a população acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias de idade, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores da área da saúde, professores, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens em medida socioeducativa de 12 a 21 anos; população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e indígenas. A vacinação acontece de segunda a sexta-feira das 8h às 17h em todas as unidades de saúde”, frisou Kátia.



Prorrogação



Segundo informações do Ministério da Saúde, em todo o país, 11,8 milhões de pessoas do público-alvo ainda não se vacinaram. No total, 42,6 milhões de doses da vacina foram aplicadas. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,4 milhões de pessoas.

A vacinação reduz hospitalizações e mortalidade causadas pela influenza. Estudos demonstram que a vacina pode reduzir em: 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e entre 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

Comentários