Image
01 junho, 2017
Comentários

Saúde de Porto Real zera fila do Centro de Reabilitação


Unidade, que acumulava 140 pacientes em aguardo no início do ano, realizou cerca de 300 atendimentos em maio

O Centro de Reabilitação Nicolau Serfiotis divulgou balanço em que o mês de maio finalizou sem fila de espera os atendimentos. Com uma demanda reprimida, calculada em janeiro deste ano, com 140 pacientes aguardando procedimentos fisioterápicos, em apenas quatro meses o Centro eliminou a fila de espera para tratamentos. “Agradecemos a equipe do Centro que vestiu a camisa e se empenhou muito para atender a nossa população”, relata o prefeito Jorge Serfiotis.
Com atendimento de cerca de 300 pacientes por mês, a equipe do Centro é composta por um quadro de 10 fisioterapeutas, dois fonoaudiólogos e um terapeuta ocupacional. Com estrutura adequada de sete salas de atendimento, duas destinadas a avaliações e ginásio de cinesioterapia, são vários os serviços de saúde oferecidos de forma gratuita à população, nas áreas específicas de ortopedia, neurologia, pediatria, respiratória e fisioterapia em geral.
Após o encaminhamento por médico da rede municipal de saúde, o paciente passa por uma avaliação da equipe de profissionais do Centro para identificar as terapias mais adequadas ao seu quadro clínico. “O paciente que receber encaminhamento para o Centro deve realizar o agendamento na USF do seu bairro”, avisa o coordenador do Centro de Reabilitação, Vinicius Furtado.
A unidade está equipada com aparelhos de eletroterapia como laser, eletro analgesia e infravermelho; e de cinesioterapia como bolas, tatame, caneleiras e barras. “Praticamos inúmeros procedimentos dentro de cada área, sempre de acordo com o diagnóstico médico como bursite, lombalgia, cervicalgia, patologias crônicas e agudas e pós-operatório. Há uma repetição desses procedimentos, que faz parte do tratamento continuado, pois não se trata de uma consulta”, explica o coordenador .
A aposentada, Ivone Marassi, trata de uma gonoartrose no joelho, doença ortopédica. “Fui diagnosticada pelo ortopedista e encaminhada pela USF do Centro para iniciar a fisioterapia no Centro de Reabilitação. Foi rápido e prático, pois tenho necessidade dessa reabilitação", conclui.
Os atendimentos no Centro de Reabilitação acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Sem fila de espera

O final do mês de maio também fechou com saldo positivo nos traumas ortopédicos atendidos pelo ambulatório do Hospital Municipal São Francisco de Assis. Em três semanas a demanda foi eliminada, marcando o fim da fila de espera nessa especialidade.

Comentários