Saúde de VR implanta melhorias no atendimento das Unidades Básicas de Saúde
Agilidade no agendamento das consultas é a principal melhoria
A partir da próxima segunda-feira, dia 29 de maio, as UBSF (Unidades Básicas de Saúde da Família) passarão a agendar consultas e a realizar todos os atendimentos, das 7h às 17h. Antes, os procedimentos eram realizados com horários pré-estabelecidos pela unidade. Entre os serviços prestados nas UBSF estão: curativos, aferição de pressão, retirada de medicamentos, medição de glicose, agendamento de consultas, entre outros. Com a mudança os pacientes serão atendidos para procedimentos a qualquer momento em que comparecerem às unidades. A iniciativa da secretaria de Saúde de Volta Redonda é justamente agilizar o atendimento à população, evitando que as pessoas formem filas ou madruguem para conseguir atendimento.
“Essa mudança está pautada nos princípios norteadores do SUS (Sistema Único de Saúde), no que diz respeito à universalidade, equidade e integralidade. A população merece todo nosso respeito e ser atendida com qualidade, acolhimento e segurança. Nós investimos na compra de 12 carros e em breve, vamos resgatar também as visitas médicas domiciliares”, disse a secretária de Saúde de Volta Redonda, Márcia Cury.
As melhorias também incluem investimentos na infraestrutura das unidades. “Em breve, serão instalados, em todas as UBSF, bebedouros novos e ar condicionado. Além disso, a SMS vai uniformizar as equipes, e todos os funcionários passarão a ter crachás de identificação. Estamos investindo na saúde da população e vamos fortalecer, cada vez mais, as unidades básicas e também os profissionais que lá trabalham”, explicou a secretária.
Outra mudança realizada pela SMS, nas UBSF, foi à frequência das reuniões com as equipes. Antes, as UBSF´s eram fechadas, uma vez por semana, no período da tarde, para reuniões de trabalho e análises de pacientes. “Após uma avaliação, nós alteramos a frequência dessas reuniões, que são importantes para o bom desenvolvimento dos trabalhos, mas entendemos que realizá-las a cada quinze dias vai contribuir para aumentar o número de consultas. Com essa mudança, nós vamos atender a uma média de 24 mil consultas médicas a mais por ano, somando o atendimento de todas as unidades”, informou Márcia Cury.
De acordo com a secretária de Saúde, o objetivo das mudanças nas UBSF´s é também fortalecê-las, tanto na parte de estrutura, quanto de atendimento, visando “desafogar” os dois hospitais públicos de Volta Redonda (Hospital Municipal Dr. Munir Rafful e Hospital São João Batista).
Comentários