03 maio, 2017
Comentários

Saúde de VR promove curso de Doação de Órgãos e Córneas


A secretaria de Saúde de Volta Redonda realizou na tarde desta terça-feira, dia 02, um Curso Básico de Doação de Órgãos e Córneas. O evento aconteceu no auditório do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), no bairro Colina. O coordenador médico da OPO (Organização de Procura de Órgãos), Gilvando Dias de Souza, e o coordenador médico do Banco de Olhos, Gustavo Guerra, ministraram a palestra. O objetivo foi apresentar como acontece as doações no Brasil e no estado do Rio de Janeiro.
De acordo com o médico Gustavo Guerra, é importante que as pessoas saibam sobre o funcionamento do Banco de Olhos. “Esperamos conseguir em conjunto aumentar o número de captação e por consequência subir o número de transplantes”, disse.
Antes da criação da OPO (Organização de Procura de Órgãos), em 2015, a região Sul Fluminense tinha em média quatro doadores por ano. Atualmente, por mês, a média é de três doadores. Segundo a auxiliar administrativa Trycia Pires Ribeiro, o curso ajuda na conscientização dos funcionários e fortalece a rede de comunicação. “Nós que trabalhamos na parte administrativa ficamos mais restritos de informações sobre como ocorrem estas doações. Com o curso, sabemos como doar, além de auxiliar as famílias que nos procuram”, comentou.
Doação de órgãos
Para doar os ógãos, basta a pessoa informar para a família sobre sua vontade de ser doador. A doação é consentida, ou seja, basta a família autorizar.
Quem pode doar córneas?
Qualquer pessoa entre 10 e 80 anos. Quem deseja ser doador deve manifestar em vida, junto aos seus familiares, o seu desejo.

Comentários