07 dezembro, 2016
Comentários

Sebrae realiza 3ª oficina sobre produção orgânica para a comunidade Quilombola São José da Serra, em Valença

O Sebrae/RJ realiza, dia 10/12, a terceira oficina sobre a produção de orgânicos para a Comunidade Quilombola São José da Serra, em Valença. O objetivo é auxiliar o produtor rural a conhecer melhor sua propriedade e todos os custos envolvidos na produção, identificar oportunidades de negócio e como gerenciar melhor a propriedade. A oficina terá a duração de um dia e vai abordar os seguintes temas: despesas operacionais e não operacionais; lucro bruto; custos de produção e sua influência no resultado da propriedade rural; importância de controlar os custos para a gestão da propriedade rural; e controlar os custos visando a melhores resultados econômicos na propriedade rural.

A primeira oficina para os quilombolas foi realizada em 12/11 abordou a temática de Empreendedorismo e a segunda oficina, sobre Negociação, foi realizada no dia 26/11, ambas contaram com a participação de 20 produtores. Segundo a analista do Sebrae/RJ, Leda Barreto, os produtores do Quilombo não comercializavam a produção e passaram a vender este ano, após o apoio do Sebrae, da CooperVal - Cooperativa de Pequenos produtores Rurais, da APOV - Associação de Produtores Orgânicos de Valença, da ONG Iddeias e da Emater Local.

Esta ação faz parte do projeto Fortalecimento da Cadeia de Orgânicos, já desenvolvido pelo Sebrae/RJ em todo o estado. Este projeto apoia os produtores, em todos os níveis da cadeia produtiva, com o objetivo de facilitar o escoamento de sua produção e aproximar o produtor do consumidor. O Sebrae/RJ também auxilia os produtores com consultorias individuais e coletivas para apoio e adequação na obtenção de certificação, capacitações técnicas, apoiando ainda a transição da produção convencional para a orgânica. Atualmente, 542 produtores são certificados no estado, sendo 32 na região do Médio Paraíba.

A oficina para a comunidade Quilombola São José da Serra será realizada as 9 horas, na Estrada Conservatória-Santa Isabel do Rio Preto (RJ-137), Km 57, Serra da Beleza. Telefone: (24) 2457-1130. Email: quilombosaojosedaserra@gmail.com

Outras informações sobre o Programa Orgânicos Sebrae podem ser obtidas no Sebrae em Volta Redonda – Avenida Paulo de Frontin 463, no Aterrado, pelos telefones 0800 570 0800/ (24) 3346-4323 / 3347-5845 ou ainda pelo email : contatovoltaredonda@sebraerj.com.br.

Sobre o Quilombo
O Quilombo São José da Serra é formado por descendentes de escravos que vieram do Congo, da Guiné e principalmente de Angola e moravam nas terras da Fazenda São José da Serra. É o mais antigo quilombo do Estado do Rio, formado por volta de 1850. Localizado em uma área de 476 hectares na Serra da Beleza, após o distrito de Conservatória, ele abriga cerca de 150 quilombolas, que mantêm as tradições africanas. Os moradores vivem da plantação de milho, batata, mandioca, feijão, goiaba, laranja, banana, jaca, maracujá, coco, pêssego.

Comentários