13 maio, 2019
Comentários

Sebrae realizará a Semana do MEI

O empreendedorismo é extremamente importante para a economia de um país e no Brasil isso não é diferente. Afinal, para tirar uma ideia do papel e torná-la realidade é preciso bastante atenção, estudo e preparo desde o início. Assim, para apoiar ainda mais os empreendedores a gerir seus negócios, o Sebrae realizará, de 20 a 24 de maio, a 11ª Semana do MEI. O evento ocorre paralelamente à Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) para promover ações voltados ao tema.



Pela primeira vez, durante a Semana do MEI, o Sebrae Rio oferecerá palestras gratuitas digitais (webinar, ao vivo, com interação da audiência pelo Youtube e Facebook). O formato digital atende a uma demanda dos próprios empreendedores que normalmente trabalham sozinhos e não têm tempo para sair da sua atividade diária. De segunda a sexta, haverá palestras sobre beleza, alimentos, economia criativa, construção civil e moda, além de temáticas interessantes para qualquer MEI. A coordenadora do escritório do Sebrae na região do Médio Paraíba, Ana Lucia de Araujo Lima, afirma que: “A Semana do MEI é uma oportunidade importante para que todos possam acessar novos conhecimentos, esclarecer dúvidas e abrir novas perspectivas para sua atuação”. A expectativa do Sebrae Rio é atender a cerca de 4,5 mil microempreendedores individuais (MEIs) e potenciais empresários em todo estado.



Em relação as palestras presenciais, serão realizadas oficinas, palestras e orientações técnicas relacionadas à atividade. Um total de 196 eventos presenciais sobre temas de gestão formação de preço, orientações sobre crédito, controle de estoque, marketing, como utilizar as redes sociais para melhorar o negócio, entre outras. Confira a programação (cursos presenciais ) e agende-se: https://bit.ly/2Y3KntK



Programação do webinar - os interessados deverão se cadastrar em sebrae.com.br/semanadomei2019

·       Beleza - dia 20 de maio, segunda-feira

·       Alimentos - dia 21 de maio, terça-feira

·       Economia criativa - dia 22 de maio, quarta-feira

·       Construção civil - dia 23 de maio, quinta-feira

·       Moda - dia 24 de maio, sexta-feira



O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães, afirma que: “Temos a meta de passar dos 20 mil MEIs até o final do ano. Para isso, estamos desburocratizando processos e facilitando a formalização. Essa parceria com o Sebrae será muito importante para orientar empreendedores sobre as vantagens e as obrigações do MEI.”



Dados sobre o MEI - O Estado do Rio de Janeiro concentra 947.643 MEIs, sendo 402.738 deles localizados na cidade. O Rio de Janeiro é o segundo maior estado em quantidade de MEI, contando com 11,6% do total do país. Atualmente, a região do Médio Paraíba possui 49.322 MEIs. As principais atividades, na região, são: comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios; cabeleireiros; obras de alvenarais; bares e outros estabelecimentos. (Portal do Empreendedor 31/4/2019)



MEI (Microempreendedor Individual) - Para ser um microempreendedor individual é necessário faturar até 81 mil reais/ano, ou seja, em média 6.750 reais/mês, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter no máximo um empregado contratado que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria. O MEI é enquadrado no Simples Nacional e isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).



(DASN) Declaração Anual do Simples Nacional - Todo microempreendedor individual (MEI) deve fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN). O prazo para entrega da declaração, referente ao faturamento em 2018, é até 31 de maio de 2019. Caso não apresente a declaração anual até a data máxima, haverá a cobrança de multa. Além disso, o MEI ficará impedido de gerar a DAS, documento de pagamento mensal obrigatório pelo MEI, ficando inadimplente com o Simples Nacional e poderá ficar até sem cobertura previdenciária. Para evitar problemas, o MEI deve fazer a declaração no Portal do Empreendedor (www.portaldoempreendedor.gov.br).

Comentários