01 fevereiro, 2016
Comentários

Secretaria de Educação abre ano letivo em Barra Mansa

Novo concurso e PCCS foram pontos abordados em reunião com diretores

A secretaria de Educação de Barra Mansa abriu oficialmente nesta segunda-feira, dia 1º, o ano letivo de 2016. Uma reunião com diretores das 70 escolas da rede foi realizada no Centro de Educação Integrada Vieira da Silva com a finalidade de traçar metas e objetivos do órgão para os próximos meses.

Durante o encontro foram abordadas questões referentes à contratação de professores, a realização de um novo concurso público, a implementação do PCCS (Plano de Cargos, Carreira e Salários) e do ponto eletrônico em todas as unidades escolares.

O encontro foi aberto pela secretária Lusia Melchiades, que informou acerca da carência de professores. “Atendemos aproximadamente 20 mil alunos da Educação Infantil ao 9º ano e, este ano temos uma carência de pelo menos 100 professores, principalmente na primeira fase do Ensino Fundamental. Para suprir essa necessidade, convocamos todos os aprovados no concurso de 2015, que foi prorrogado por mais um ano. Vamos providenciar algumas contratações ao longo desta semana e realizar outro concurso ainda este semestre”, explicou Lusia, ressaltando que as duplas regências só serão autorizadas em casos emergenciais.

A secretária também disse que até março será implantado nas escolas o ponto eletrônico com leitura biométrica. “Estamos investindo em melhorias estruturais que vão impactar positivamente na vida da escola e do próprio aluno, como a reforma das unidades, construção de creches, entrega de kits escolares, com mochilas, cadernos, giz de cera, lápis, borracha, canetas e afins, além de uniformes de verão e de inverno, este último, de maneira gradativa. Quero neste encontro dar as boas vindas aos diretores, professores e funcionários e ressaltar que em cada educador existe um líder capaz de desenvolver habilidades extraordinárias em pessoas comuns”.

O gerente pedagógico da SME Luciano Gustavo de Oliveira pontuou sobre o retorno dos professores nas escolas, que acontece nesta terça-feira, dia 2. “Durante a semana, os professores se reunirão com a direção e os orientadores pedagógicos e educacionais a fim de elaborar o planejamento das atividades de 2016. Os alunos voltam às aulas dia 15, na semana pós-carnaval”.

PCCS – O subsecretário de Educação, Deyvison Silvestre, confirmou que o PCCs da educação está sendo incorporado aos poucos, à rede, seguindo um cronograma pré-elaborado. “Em outubro passado fizemos a correção dos salários de 1,1 mil servidores que recebiam vencimentos abaixo de um salário mínimo. A próxima etapa será a publicação do enquadramento dos servidores por tempo de carreira. Estamos aguardando informações do Previbam (Fundo de Previdência de Barra Mansa) relacionadas aos aposentados para que efetivamente possamos dar andamento no processo garantindo os acréscimos aos vencimentos dos servidores por formação e por enquadramento”, ressaltou Deyvison, destacando que até 2017, quando o PCCS estará totalmente implementado, o impacto na folha de pagamento vai variar entre R$1,5 milhão e R$ 2 milhões.

O prefeito Jonas Marins também compareceu ao evento. “Não poderia deixar de vir aqui pessoalmente, desejar a todos vocês um ótimo ano, com saúde e muita paz. Espero que 2016 seja promissor, apesar dos problemas financeiros que temos enfrentado por conta da crise que afeta nosso país. Com um olhar especial para a educação continuamos investindo na reforma de escolas, construção de quadras cobertas e creches; fizemos o pagamento de 1/3 de férias e dos vencimentos na sexta-feira, 29/01. Nossa meta é regularizar ainda neste primeiro trimestre o pagamento dos demais servidores do município”, projetou Jonas.

Na reunião também foram entregues agendas escolares aos diretores. Sandra Lima, da Escola Doméstica Cecília Monteiro de Barros, também conhecida como asilo das órfãs, recebeu o material das mãos do prefeito Jonas Marins.

Comentários