Secretaria de Educação de Barra Mansa faz balanço de projeto ambiental
‘Reflex-Ação Ambiental’ foi criado em junho deste ano e beneficiou mais de 1,2 mil alunos
A secretaria de Educação de Barra Mansa finalizou o primeiro relatório de atividades do projeto ‘Reflex-Ação Ambiental’, que faz parte do programa de Educação Ambiental desenvolvido pelo GTEA (Grupo Técnico de Educação Ambiental). O projeto, realizado nas escolas da rede municipal, tem o objetivo de promover a reflexão e a conscientização dos estudantes, por meio de palestras e vídeos acerca dos problemas ambientais que afetam a população na atualidade, além de transformar os alunos em agentes multiplicadores sobre os temas abordados.
Iniciado em junho, o primeiro assunto tratado com os alunos foi a crise hídrica, focando a distribuição desigual da água no Brasil, o uso irracional, a conservação e produção da água. “Tratamos da relação do desmatamento que compromete a produção de água, bem como da conservação das florestas e matas ciliares para a preservação dos mananciais”, explicou o responsável pelo projeto, o biólogo Paulo Wagner Mithidieri Bougleux. “A partir daí foram correlacionados os agravantes que levaram à crise hídrica brasileira. Os estudantes apresentaram alternativas para o uso consciente e formas de conservar os recursos hídricos essenciais à vida”, acrescentou o biólogo.
Ao todo, 24 unidades escolares participaram do projeto. O envolvimento foi grande: além de diretores e professores, 1.217 alunos estiveram nas palestras e realizaram trabalhos em sala de aula. “Esse é um assunto que não pode parar de ser tratado dentro das salas de aula. A crise hídrica é uma realidade nacional e nós temos que aprender a economizar água e a cuidar do nosso meio ambiente”, reforçou a secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades.
Comentários