07 fevereiro, 2018
Comentários

Secretaria de Educação de Volta Redonda investe em obras

Cinco unidades escolares estão passando por melhorias e duas novas serão entregues para a população em 2018

A Secretaria de Educação de Volta Redonda está investindo em obras nas unidades escolares. Duas novas creches serão entregues ainda no primeiro semestre desse ano. Outras cinco unidades da rede municipal estão passando por melhorias visando o bem estar dos alunos. Mais de 3 milhões estão sendo investidos na acessibilidade, reforma geral, e construção dessas novas escolas e creches.

Os bairros 249 e Vila Rica/Tiradentes vão ganhar duas creches novas. As unidades têm uma estrutura voltada para as necessidades de cada aluno. A creche do bairro Vila Rica contou com os recursos do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) e a outra com recursos próprios do município.

De acordo com o prefeito Samuca Silva, existe uma nova forma de estruturar as unidades escolares “Agora as unidades pensam em algo mais amplo e de acesso fácil para todos. Os novos espaços têm salas especiais para estimular os alunos, além de hortas e jardim, depósitos para orgânicos e inorgânicos. Tudo é pensando para o futuro, precisamos adequar às antigas estruturas”, disse o prefeito.

As Escolas Espírito Santo, no bairro Santo Agostinho, a Escola Especializada Doutor Hilton Rocha, no bairro São João Batista e a Creche Madre Tereza de Calcutá, no bairro Volta Grande, estão recebendo investimentos em acessibilidade. Outra creche que também está recebendo manutenção é a Branca de Neve, do bairro Volta Grande. A unidade está trocando o telhado. Devido à reforma ficou acordado entre a SME e os pais dos alunos que as aulas só voltariam após o carnaval.

De acordo com a secretária de Educação, Rita Andrade, todas as melhorias são para adequar as unidades de Volta Redonda. “Estamos investindo para melhorar a educação da nossa cidade. A creche Madre Tereza, por exemplo, passou por uma reforma geral e foi ampliada para atender mais alunos. A estrutura antiga só tinha duas salas, a nova conta com cinco, além de banheiros com acessibilidade e sala de informática”, contou a secretária.

Para o prefeito Samuca Silva, investir na educação é investir no futuro da cidade. “Vamos entregar o quanto antes essas novas unidades. Elas estão com quase 90% das obras concluídas. A unidade do bairro 249 já está recebendo móveis e outros materiais. Temos um compromisso com o futuro da cidade, e para isso vamos investir na educação. Já estamos licitando as obras de outras unidades que também receberão melhorias”, enfatizou Samuca.

As três unidades que estão em processo licitatório são: Mundo Colorido Geralda Pereira, no bairro Dom Bosco, Acalanto, no bairro Açude II, Raiozinho de Sol, no bairro Três Poços.

”Estamos visitando algumas creches e escolas para ouvir as demandas da população e principalmente fiscalizar as obras em andamento. Nosso objetivo é realizar essas manutenções de forma rápida para não causar nenhum transtorno aos estudantes”, finalizou a secretária de Educação, Rita Andrade.

Kit escolar - O kit escolar e pedagógico da SME continua sendo distribuído nas escolas e creches da cidade. Mais de 20 unidades já receberam o kit escolar e cerca de 70% do kit pedagógico também já foi entregue pela Secretaria de Educação. A previsão é que todos os 37 mil alunos da rede já terão recebido os kits até logo após o Carnaval.

As creches estão recebendo agenda e mochila. A pré-escola, ganha agenda, estojo, giz de cera, duas massas de modelar e mochila. Os alunos do 1º ao 5º ano recebem mochila, estojo, apontador, régua, agenda, tesoura sem ponta, borrachas, caixa de lápis de cor, lápis preto e caderno brochura. Do 6º ao 9º ano, o kit é composto por apontadores, borrachas, caderno de desenho, cadernos universitários, canetas esferográficas, esquadro, estojo, tesoura sem ponta e transferidor.

Comentários