Secretaria de Educação readequa PAME em Barra Mansa
Programa de Apoio Multidisciplinar Educacional visa o bem estar emocional e profissional dos funcionários; pais e alunos também são contemplados com palestras educativas com foco no relacionamento interpessoal
A secretaria de Educação de Barra Mansa reformula as atividades do PAME - Programa de Apoio Multidisciplinar Educacional, com um trabalho multidisciplinar que tem como objetivo promover o bem estar emocional e profissional dos funcionários da rede. O PAME trabalha de maneira preventiva problemas que podem afastar os profissionais de suas atividades. Além de atender professores, o projeto oferece também palestras para pais e alunos, visando melhorar o relacionamento e a educação.
De acordo com o subsecretário de Educação, Ricardo Rosas, o programa está sendo readequado de acordo com as necessidades dos profissionais da área, disponibilizando psicólogos e fonoaudiólogos atendendo diariamente. “Estamos fazendo reuniões com professores e orientadores educacionais para detectar as necessidades das escolas e divulgar mais esse trabalho de prevenção, evitando que os professores tenham problemas e se afastem de suas funções”, disse.
Entre os trabalhos realizados, está a prevenção para distúrbios da voz, linguagem, fala e escrita. “Esses trabalhos de voz são realizados com professores, que muitas vezes por problemas emocionais, stress, perdem a voz e ficam impossibilitados de trabalhar”.
O PAME oferecerá também a partir do mês de junho, um ciclo de palestras educativas nas escolas que solicitarem, com temas diversos, como autoestima e valorização pessoal, afetividade, inteligência emocional, relacionamento interpessoal, motivação, sexualidade. Para os alunos, os temas abordados serão indisciplina e respeito ao colega e projeto de vida. Para os pais, serão abordados assuntos como limite na educação dos filhos, sexualidade infantil e estimulação da linguagem.
“O objetivo dessa readequação é atender os profissionais da melhor maneira possível, atingindo nosso objetivo, que é a prevenção de problemas emocionais com foco no relacionamento interpessoal e no desempenho profissional”, destacou Ricardo Rosas.
Os atendimentos psicológicos e fonoaudiológicos do PAME são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas, no 3º andar do Campla, onde os professores podem agendar o horário de atendimento conforme sua disponibilidade.
Comentários