27 fevereiro, 2025
Comentários

Secretaria de Ordem Pública de Volta Redonda dá dicas de segurança para o Carnaval

O Carnaval deste ano acontece entre os dias 1º e 5 de março. Para poder curtir a folia ou os dias de folga com tranquilidade, é fundamental adotar algumas medidas de segurança. O secretário de Ordem Pública de Volta Redonda, Coronel Henrique, separou algumas dicas para o público se proteger durante o Carnaval e aproveitar a maior festa popular do mundo sem dores de cabeça.

Segundo Coronel Henrique, a orientação é que as pessoas evitem andar sozinhas, em locais pouco iluminados ou de baixo movimento, e fiquem atentas ao uso do celular.

“Ande sempre em grupo. Evite locais pouco iluminados ou em horários noturnos, principalmente se estiver sozinho. Fique atento ao celular. Se possível, evite usá-lo em público, assim como objetos de valor, como por exemplo: joias e equipamentos eletrônicos. Dê preferência a guardá-lo na região frontal do corpo, assim como bolsas ou outros objetos”, pontuou, Coronel Henrique.

O secretário lembrou ainda a importância do consumo de bebida alcoólica de forma moderada e outros cuidados. “Não exagere na quantidade de bebida alcoólica. Não aceite bebidas de estranhos. Procure manter o copo próximo de você, evitando que substâncias ilícitas possam ser colocadas em sua bebida. Se beber, não dirija. Caso tenha ingerido bebida alcoólica, utilize alternativas seguras como táxis, motoristas por aplicativos, transporte coletivo ou carona de amigos. A segurança no trânsito é um compromisso de todos", disse.

Viagem segura

Se for viajar e for pegar a estrada, a orientação, segundo Coronel Henrique, é para que se evite dar sinais de que o imóvel está vazio. “Avise vizinhos amigos sobre a viagem e mantenha uma luz interna acesa. Lembre-se de acionar o alarme caso possua. Se a viagem envolver veículos, é importante também fazer uma manutenção preventiva. Isso evita imprevistos que podem colocar a pessoa em situações de perigo”, disse, orientando que em caso de urgência a recomendação é ligar para os canais de emergência: 153 (Guarda Municipal), 190 (Polícia Militar), 191 (Polícia Rodoviária Federal), 192 (Samu), 193 (Corpo de Bombeiros), 197 (Polícia Civil) e 199 (Defesa Civil).

"Ligue para os canais de urgência/emergência e também podem contar com os grupos de WhatsApp da Semop (Secretaria Municipal de Ordem Pública) como um serviço suplementar. Esses canais de comunicação funcionam 24 horas e estaremos à disposição da população de Volta Redonda", concluiu Coronel Henrique.

Comentários