Image
18 dezembro, 2018
Comentários

Secretaria de Saúde de BM orienta população a manter vacinação em dia

Durante todo ano os 49 postos de saúde ofertam aos cidadãos diversas vacinas a fim de prevenir doenças como o sarampo, a rubéola, a caxumba e o HPV

Buscando melhorar a qualidade de vida das pessoas e proporcionar uma vida saudável e prolongada, a Secretaria de Saúde de Barra Mansa, alerta a população sobre a importância manter em dia a vacinação. Durante todo ano, os 49 postos de saúde do município realizam as doses de rotina contra sarampo, rubéola e caxumba (vacina tríplice viral), entre outras.

A coordenadora do Núcleo de Imunização de Barra Mansa, Marlene Fialho, explica que todos os postos de saúde do município trabalham na prevenção e controle de doenças, através da vacinação. “As vacinas, consideradas de rotina, são ofertadas nas UBS ao longo do ano e durante as campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde. Os interessados devem se encaminhar até a unidade mais próxima de sua residência para serem, imunizados. Para otimizar as doses do medicamento, alguns casos são agendados. Isso ocorre porque a vacina tem a validade de oito horas. Assim, após ser diluída se não aplicada, perde a sua validade”, detalhou Marlene.

Em agosto foi realizada a campanha nacional de vacinação tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e, segundo Marlene Fialho, o município teve um saldo extremamente positivo. “Foram mais de oito mil crianças imunizadas, isso prova que as pessoas estão cada vez mais conscientes de que prevenir continua sendo o melhor remédio”, informou a coordenadora  

VACINA CONTRA O HPV – Ainda de acordo com Marlene Fialho existe um apelo muito grande no município para que as meninas com idade entre 9 e 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos, se imunizem contra o HPV (Vírus do Papiloma Humano), que é um dos maiores causadores de câncer no colo do útero, pênis e ânus. “A vacinação teve uma grande mobilização em Barra Mansa, porém é necessário que mais pessoas se imunizem”, concluiu.

Comentários