04 fevereiro, 2016
Comentários

Secretaria de Saúde de Resende conscientiza sobre uso de preservativo

A Secretaria de Saúde vai aproveitar a época do Carnaval para reforçar a importância do uso do preservativo durante as relações sexuais. Para isso, a equipe do Serviço de Atenção Especializada DST/HIV/Hepatites Virais realiza uma campanha educativa e preventiva, com distribuição de preservativos e materiais informativos, nesta sexta-feira, dia 5 de fevereiro, no Calçadão de Campos Elíseos. A ação acontece das 10h às 16h.

- Vamos aproveitar a época do Carnaval, uma festa em que a sensualidade está mais aflorada e em que há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas, para chamar a atenção para o uso do preservativo – afirmou a coordenadora do Serviço, da Secretaria de Saúde, Paula Carolina Peixoto.

Segundo ela, além de estimular o uso da camisinha, o Ministério da Saúde também incluiu na estratégia de enfrentamento ao HIV/Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis a importância do diagnóstico precoce e início do tratamento.

- O Ministério quer incentivar também o diagnóstico precoce para início do tratamento especializado o mais rápido possível. Isso também é uma forma de prevenção, porque os pacientes que tratam a doença diminuem o risco de transmitir o vírus – destacou a coordenadora.

Em Resende, são realizados os testes rápidos, que detectam os anticorpos contra o HIV em até 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Para fazer o teste, não é necessário ter encaminhamento ou solicitação médica. Basta comparecer ao SAE, que fica no Posto Resende, com um documento de identidade e cartão SUS. O exame é realizado às terças e quartas-feiras, das 8h às 11h. O Posto Resende localiza-se na rua Dr. João Maia, 42, Centro.


Comentários