Image
29 fevereiro, 2016
Comentários

Secretaria de Trabalho de Resende orienta gestão aos microempreendedores

A Prefeitura Municipal de Resende, por intermédio da Secretaria de Trabalho e Renda em parceria com o SEBRAE-RJ, definiu um ciclo de oficinas gratuitas de orientações destinadas para os Microempreendedores Individuais (MEI), com a proposta de incentivar a gestão de negócios e esclarecer as obrigações dos cadastrados no programa.
De acordo com o cronograma a abertura será nesta quarta-feira, dia 2 de março, com o tema “Oficina SEI controlar o meu dinheiro”. Neste encontro serão elencados como o microempreendedor pode entender a diferença entre o seu dinheiro e o dinheiro da empresa. O calendário de ações entre os meses de março e julho terá atividade mensal, todas as quartas-feiras na sede da Secretaria de Trabalho e Renda, no bairro Comercial.
O MEI é um programa do governo federal destinado aos pequenos e médios empreendedores, que tenham faturamento anual de até R$ 60 mil ao ano, que não sejam sócio, administrador ou titular de outra empresa. Através do MEI o trabalhador informal passa a contar com uma empresa inserida no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e, assim, poderá emitir Nota Fiscal Eletrônica. O programa permite, ainda, a contratação de até um empregado. Todos os MEIs são enquadrados no Simples Nacional e ficam isentos dos tributos federais e devem pagar valor mensal destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS, conforme seu ramo de atividade.
- Os consultores do Sebrae vão elaborar o controle diário de entradas e saídas financeiras do seu negócio. Este ciclo de oficinas permitirá ao microempreendedor individual valorizar seu negócio e ter conhecimento da gestão correta da empresa. Serão encontros mensais na sede da Secretaria de Trabalho e Renda onde já ocorre o atendimento para novos trabalhadores formalizados no MEI, assim como a emissão do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e também o procedimento de entrega anual da Declaração Anual do Simples Nacional do MEI - explica o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.
As atividades seguirão em abril com a Oficina SEI Vender (6/4) e Oficina Me formalizei e agora? (27/4), maio – Palestra Atendimento ao Cliente (4/5) e SEI formar preço (11/5). Em junho, ocorrerá a Oficina SEI Planejar (1/6) e Oficina Me formalizei e agora? (15/6). Em julho será realizada a Oficina SEI controlar meu dinheiro (6/7).
- Este ciclo de atividades permite a orientação ao microempreendedor sobre seus direitos, benefícios e principalmente como podem gerenciar sua empresa. Muita gente se formaliza como MEI, mas desconhece as normas de pagamento do imposto único, a emissão da DAS e a Declaração Anual, até mesmo que podem emitir Nota Fiscal Eletrônica. Vamos focar no mínimo que devem saber para uma boa gestão enquanto microempreendedor individual - finaliza o consultor do SEBRAE-RJ, Jayme Souza Filho.
Para participar das palestras os interessados devem fazer cadastro através do telefone (24) 3354-6098.

MEI - O atendimento para formalização do MEI é realizado de segunda a sexta-feira, durante horário comercial. Os interessados devem comparecer à sede da Secretaria de Trabalho e Renda, situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, no bairro Comercial, munidos dos seguintes documentos: identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de residência, carnê de IPTU e o número do Recibo de Entrega da Declaração de Imposto de Renda.

Comentários