Secretaria de Trabalho emite mais de mil carteiras de trabalho em Resende
Serviço digital foi iniciado em janeiro; atendimento ocorre no SINE
A Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, atingiu nesta quarta-feira, dia 6, o total de mil Carteiras de Trabalho e Previdência Social emitidas em modelo digital, somados documentos em primeira e segunda vias, através do posto municipal do Sistema Nacional de Emprego (SINE Resende). O serviço iniciado em janeiro conta com atendimento de segunda a sexta-feira, entre 8h30 e 16h30, no SINE, e entrega do documento em até sete dias úteis. O documento de número mil emitido no SINE foi uma segunda via da carteira de trabalho.
Através do SINE, o cidadão de Resende e cidades vizinhas pode solicitar a emissão da carteira de trabalho em primeira ou segunda via. O serviço é gratuito, ocorre em parceria com a Secretaria de Estado de Trabalho e Renda e o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Desde janeiro até esta quinta-feira, dia 7, foram 1.029 atendimentos realizados, sendo 729 para documentos em primeira via e 300 em segunda via.
- Este trabalho ocorre graças ao apoio do secretário de Estado de Trabalho e Renda, Arolde de Oliveira, e ao prefeito José Rechuan, que também fez gestão para que Resende retomasse o serviço e com o atendimento digital. Nesse sistema o cidadão é fotografado e a imagem inserida digitalmente no documento, assim como a sua assinatura pessoal e a impressão digital. O documento tem novo formato, dificulta fraudes e também permite ao cidadão a opção de inserir na carteira de trabalho dados complementares como o número do seu PIS, da Carteira Nacional de Habilitação e o título de eleitor - comenta o secretário de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho.
O atendimento ocorre na Secretaria de Trabalho e Renda através do SINE, onde todos os dados do requerente são preenchidos. Os arquivos são enviados para o Ministério do Trabalho, responsável pela impressão final dos documentos. Em até sete dias, o Ministério do Trabalho encaminha o documento impresso. A entrega ao cidadão ocorre no SINE, mediante apresentação de documento de identidade e baixa do operador no sistema do governo federal.
REQUISITOS - Para emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social em formato digital o cidadão deve apresentar os seguintes documentos originais: 1ª via - Certidão de Nascimento/Casamento, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência. Como opção, o cidadão pode solicitar a inserção de outros dados apresentando também os originais da Carteira Nacional de Habilitação, o título de eleitor e o PIS.
Para a emissão da 2ª via - todos os documentos originais citados anteriormente para a primeira via, junto do Boletim de Ocorrência da Polícia Civil, informando perda, furto ou roubo da carteira de trabalho.
- Sem a documentação completa não é realizado o atendimento da carteira de trabalho, seja em primeira ou segunda via. É uma determinação expressa do Ministério do Trabalho - adverte o secretário Lourenço de Souza Filho.
O SINE Resende funciona no interior da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, situada na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, bairro Comercial. Informações sobre o serviço pelos telefones (24) 3381-0441 e 3381-0499.
Comentários