10 setembro, 2015
Comentários

Secretarias de Trabalho da região fortalecem parcerias

Resende sedia encontro entre secretários e debate projetos de envolvimento coletivo

Os municípios da região das Agulhas Negras estão empenhados em consolidar projetos unificados e também estender iniciativas no setor de trabalho e emprego para favorecer os vizinhos. Nesta quinta-feira, dia 10 de setembro, os representantes das Secretarias de Trabalho e Renda de Resende, Itatiaia, Porto Real e Quatis deram início a encontros mensais que visam a criar projetos e/ou expandir para toda a região as ações já desenvolvidas em cada gestão.
O primeiro encontro ocorreu na sede da Secretaria de Trabalho e Renda de Resende, no bairro Comercial. Participaram os secretários de Trabalho e Renda de Resende, Lourenço de Souza Filho; de Itatiaia, Djalma Barbosa da Silva, e de Quatis, Marcus Vinícius de Mendonça Lima, por motivos de alteração de agenda, o secretário de Porto Real, Eduardo Linhares, não participou. Além deles, o encontro teve a presença da superintendente de Economia Criativa, Marly Ceccoline Cortona e do assessor executivo, Rogério Duarte Nogueira, ambos da Secretaria de Trabalho e Renda de Resende.
Entre os assuntos em tema, Resende deve expandir para as cidades vizinhas as aulas do projeto Mulheres que Costuram em Casa, ministrado em parceria com os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e a Rede Amiga em seus cinco polos beneficiando 45 mulheres de diversas faixas etárias, com o ensino de costura à mão.
- Uma das propostas do governo é a consolidação de ações integradas com os municípios vizinhos. Na pasta de Trabalho e Renda podemos criar diversos projetos e até criar uma agenda comum abrindo participação de moradores das cidades vizinhas a atividades seja em Resende, Itatiaia, Porto Real ou Quatis. Temos o Ciclo de Palestras ao trabalhador que ocorre no Sine Resende e que já conta com esta facilidade. Há também o interesse da cidade de Quatis em contar com um polo do projeto Mulheres que Costuram em Casa. Iniciamos as discussões e acredito que vamos evoluir nesta empreitada com o crescimento de toda a região - afirma Lourenço de Souza Filho.
Diariamente a Secretaria de Trabalho e Renda divulga as oportunidades do Balcão de Emprego do SINE Resende. As informações que constam no site da Prefeitura de Resende e nas redes sociais oficiais do governo serão replicadas também pelas cidades vizinhas, ampliando a oferta para mão de obra das Agulhas Negras.
- É importante esta aproximação entre os municípios no setor de trabalho e renda criando mecanismos para o cidadão ter informações sobre projetos e oportunidades de emprego. Temos em Quatis a emissão de carteira de trabalho digital e assistimos moradores de toda a região. A participação coletiva, como pleiteamos seja para vagas do SINE ou o projeto Mulheres que Costuram em Casa é fundamental para a economia regional - comenta o secretário de Quatis, Marcus Vinícius Lima, que na próxima semana, dia 15, deve receber representantes de Resende para discutir a criação do polo do projeto em Quatis.
A reunião consolidou um calendário de encontros até o fim deste ano nos municípios envolvidos. A próxima reunião será dia 7 de outubro, em Quatis, depois no dia 11 de novembro, em Itatiaia e, dia 9 de dezembro, em Porto Real – sempre às 10 horas.
- A região precisa de ações que favoreçam o cidadão. Temos diversas iniciativas em pauta e quem ganha é o trabalhador. Itatiaia está de portas abertas para colaborar no desenvolvimento das ações para o Trabalho e Renda - finaliza o secretário Djalma da Silva.

Comentários