Image
19 novembro, 2019
Comentários

Secretário afirma que Barra Mansa lidera o ranking de atendimento na Saúde no Sul Fluminense

Quando comparado ao Estado, município fica entre os três primeiros na oferta de serviços de saúde



O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, divulgou na manhã desta terça-feira, que o município lidera o ranking no Sul Fluminense nos serviços de Saúde. Os dados, segundo ele, são do Ministério da Saúde, que fiscaliza sistematicamente a qualidade do atendimento médico e de enfermagem, a oferta de medicamentos e de exames de baixa, media e alta complexidade. Quando analisadas no contexto estadual, Barra Mansa está entre os três primeiros municípios com atendimento de excelência em Saúde.



- Gosto muito de trabalhar com estatísticas, pois não há como contestar os indicadores apresentados. Conseguimos aumentar o repasse de recursos do Ministério da Saúde para Barra Mansa, fato que foi preponderante para que pudéssemos promover os avanços necessários. Estamos trabalhando para aumentar em pelo menos 30, o número de leitos disponíveis na Santa Casa, pelo Sistema Único de Saúde. O prefeito Rodrigo Drable está recebendo apoio do secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, para alcançar mais essa conquista para o município – ressaltou.



Sérgio Gomes destacou ainda que Barra Mansa trabalha com cerca de 190 medicamentos que compõem a cesta básica da Saúde. “As UBS, PSFs e Sirenes têm 90% desses remédios. Aqueles de alto custo, a secretaria também tem buscado atender as demandas da população”.



Sobre os processos seletivos, o secretário ressaltou a coragem do prefeito ao realizá-los a fim de preencher as vagas de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias. “As pessoas são selecionadas a partir da sua capacitação profissional e análise curricular. A iniciativa acaba com a pressão por vagas através de indicações políticas e o processo é acompanhado pelo Ministério Público e o Tribunal de Conta do Estado”.



Com referência à contratação de médicos, Gomes revelou que dois novos médicos foram contratados, completando o quadro funcional da rede municipal de saúde. “Diante da exigência do cumprimento de oito horas de trabalho por dia, 10 médicos pediram demissão. Implementamos um sistema de revezamento de modo que apenas uma unidade ficava sem atendimento médico durante a semana. A partir da próxima segunda-feira, 25, essa situação será regularizada”, informou.



Sérgio Gomes ainda detalhou sobre outras questões:


UPA REGIÃO LESTE – “Ainda que firmássemos parceria com o município de Volta Redonda, o custo de manutenção da UPA, algo em torno de R$1milhão/mês, seria inviável os cofres das duas cidades. Através de apoio do ex-prefeito daquela cidade, o Gothardo Netto, vamos implantar na unidade um Centro Regional de Reabilitação para atendimento a pessoas sequeladas por Acidente Vascular Cerebral, trauma neurológico de parto, acidentados de trânsito, principalmente motociclistas. A previsão é de que o Centro de Reabilitação comece a funcionar no início de 2020. Para isso, estamos estruturando a contratação de cerca de 30 fisioterapeutas”.



HOSPITAL REGIONAL – “Nós, gestores de Saúde, enfrentamos um drama cotidiano quando se trata de escolher quem entra ou sai das Unidades de Tratamento Intensivo. Neste contexto, o Hospital Regional ajuda muito, pois amplia o número de leitos. Inclusive, existe uma tendência de elevar esse quantitativo de leitos na UTI de adultos e crianças”.



CIRURGIAS NA SANTA CASA – “Os procedimentos de média complexidade, como períneo, histerectomia, hérnia e vesícula, são marcados regularmente. Porém, é conciliado com os atendimentos de emergência/urgência, que também exige a disponibilidade de leitos de UTI e enfermaria. Para 2020 vamos ter duas novas salas no Centro Cirúrgico da Santa Casa e também conseguimos junto ao Ministério da Saúde recursos para zerar as filas desse tipo de cirurgia. Para isso vamos contratar quatro novos cirurgiões e estruturar mutirões aos sábados”.



RESSONÂNCIA/ TOMOGRAFIA – “Se o processo estiver correto, o exame é realizado no prazo aproximado de um mês”.



EXAME CARDIOINFANTIL – “É realizado em Resende, por uma empresa terceirizada, vencedora do processo de licitação”.



CIRURGIAS DE CATARATA – “O município construiu dois novos consultórios oftalmológicos no Centro de Especialidades Médicas, ao lado da UPA, e conta com oito médicos especialistas. No começo de 2020 vamos realizar um novo mutirão para atender aos pacientes. Vale lembrar que o exame pré-operatório já está sendo realizado”.



EXAMES DE VISTA – “O paciente deve procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e pedir o encaminhamento de consulta no Centro de Especialidade Médica”.



CONSULTAS NAS SIRENES – “São disponibilizadas 10 consultas/dia para cada médico e especialista”.



HOSPITAL MENINO JESUS DE PRAGA – “Meu sonho é reativar essa unidade hospitalar. O imóvel está pronto, com rampa, escada, elevadores 120 leitos hospitalares e outros 20 leitos de UTI. É ideal para a instalação de um Centro de Ortopedia e Traumatologia. Um imbróglio entre os herdeiros gerou a penhora judicial do imóvel, o que inviabiliza qualquer ação do município neste momento”.

Comentários