05 junho, 2018
Comentários

Semana do Meio Ambiente terá programação especial em BM

Município contará com exposições, plantios e distribuição de mudas

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realiza durante a semana diversas atividades especiais sobre o tema. A programação será entre os dias 5 e 8 de junho e propõe medidas e atividades de valorização do patrimônio ambiental de Barra Mansa.

Durante a semana, serão realizados plantios de mudas nas margens dos rios Barra Mansa, Bananal e Paraíba do Sul; conscientização sobre ações sustentáveis e a apresentação das unidades de conservação Monumento Natural Serra da Beleza pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Área de Proteção Ambiental Municipal Serra do Rio Bonito, localizadas no distrito de Amparo.

A Semana encerra com o Programa Águas de Barra Mansa no Parque da Cidade. O projeto tem o intuito de preservar as nascentes e as matas ciliares do principal manancial de abastecimento público do município. Segundo o secretário de Meio Ambiente, Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, está previsto o plantio de mais de 50 mil mudas de espécies nativas de Mata Atlântica na bacia hidrográfica do rio Bananal e nas margens do rio Paraíba do Sul, promovendo uma restauração florestal da área correspondente a 34,8 hectares.

O plantio será realizado pela Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) e o INEA em parceria com a Prefeitura de Barra Mansa. Os recursos para a ação de restauração florestal são oriundos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado entre SEA, CECA (Comissão Estadual de Controle Ambiental), o INEA e a CSN com a Usina Presidente Vargas, no âmbito do Mecanismo Financeiro para a Conservação da Biodiversidade no estado do Rio de Janeiro – FMA/RJ.



Confira a programação:

Terça-feira (05/06)

De 9h às 16h – Exposição de materiais de educação ambiental na Praça da Matriz e distribuição de mudas



Quarta-feira (06/06)

14h – Plantio de mudas em conjunto com Associação de Moradores do bairro Colônia Santo Antônio e do Centro Educacional Nosso Amiguinho

Recolhimento de óleo de cozinha no bairro Village Primavera



Quinta-feira (07/06)

10h - Plantio de mudas nas margens do Rio Barra Mansa e do Rio Paraíba do Sul



Sexta-feira (08/06)

9h às 14h – Evento de apresentação do Monumento Natural Serra da Beleza e da Área de Proteção Ambiental Serra do Rio Bonito – Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable e Colégio Estadual Nossa Senhora do Amparo, no distrito de Amparo


16h – Programa Águas de Barra Mansa - Parque da Cidade, no Centro


Comentários