17 novembro, 2015
Comentários

Seminário debate sobre educação de surdos em Resende

Evento comemora os 25 anos da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza nesta quarta-feira, dia 18, das 8 às 17 horas, o Seminário “Educação Bilíngue para Surdo: Avanços e Perspectivas no Sul do Estado do Rio de Janeiro”. O evento acontece no auditório da Associação Educacional Dom Bosco, na Morada da Colina, e comemora os 25 anos da Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio.
Após a abertura oficial do Seminário, que terá a participação de várias autoridades, começam as palestras a partir das 10 horas. Os temas debatidos serão “A importância da Família na Educação do Filho Surdo”, “A Formação Bilíngue do Profissional Ouvinte na Educação do Surdo”, “Experiências como Intérprete em Diferentes Setores da Sociedade” e “A Importância da Educação Bilíngue para a Autonomia do Surdo”.
Entre os convidados estão os professores do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES) Adilson Mangarão e Tânya Amara Felipe, além de profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Audição (APADA) de Volta Redonda, da Man Latin America, do Centro Universitário de Barra Mansa, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), pedagogos, intérpretes e instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras) da região.
No horário da tarde, às 15h30, acontece ainda uma apresentação cultural e artística, quando professores de jiu-jitsu, informática, educação física e artes falarão sobre experiências e trabalhos desenvolvidos na educação de surdos. O Seminário é aberto ao público e a programação completa está disponível no link: http://www.resende.rj.gov.br/educacao/mais/
- No estado do Rio de Janeiro existem somente duas escolas com atendimento educacional especializado para alunos surdos. Uma é a nossa e a outra em Angra dos Reis. Por isso, temos que comemorar os 25 anos dessa unidade, divulgando seu trabalho e trazendo todos os segmentos para um debate com a participação dos pais – frisa o secretário municipal de Educação, Mário Rodrigues.
A Escola Municipal Bilíngue Rompendo o Silêncio tem 34 alunos matriculados, sendo que da educação infantil ao 5º ano os estudantes recebem um atendimento específico para deficiente auditivo. Do 6º ao 9º ano é oferecido atendimento para alunos surdos e ouvintes.
A unidade conta com o Centro Municipal de Atendimento ao Deficiente Auditivo (CEDEAR), que presta serviços de terapias fonoaudiológicas, atendimento psicológico, atendimento educacional especializado, oficina de Libras para a comunidade, entre outros.
A unidade funciona de segunda a sexta-feira, na Rua Altamiro O’Reiley, nº 756, no bairro Alvorada, com turmas de manhã e à tarde.
Curso de Libras - Recentemente, 22 professores receberam diplomas de conclusão do Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido pela Secretaria Municipal de Educação. Eles aprenderam sobre o vocabulário básico, gramática, conversação e alfabeto em Libras. O objetivo da formação foi aumentar o número de profissionais com conhecimento da língua nas escolas regulares para viabilizar a educação inclusiva no município.

Comentários