07 dezembro, 2016
Comentários

Seminário final do PNAIC acontece nesta quinta na Casa da Cultura de Itatiaia

Nesta quinta-feira (08) será realizado o Seminário final do PNAIC– Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, cujo tema será “Interdisciplinaridade, uma prática de diálogo na construção do conhecimento”. O encontro, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, acontece das 13h às 17 horas na Casa da Cultura, no Centro e contará com relatos da experiência, apresentação das escolas e amostra pedagógica do trabalho desenvolvido pelos alfabetizadores dentro das unidades escolares.

O PNAIC é viabilizado por meio de uma parceria do município com o Ministério da Educação (MEC) e a Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) e tem como objetivo assegurar que 100% das crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Implantado em Itatiaia em 2013, atualmente ele conta com cerca de 100 profissionais da educação, entre professores e orientadores que participam de grupos de estudos com a finalidade de debater e receber formação continuada nas práticas docentes. O grupo é orientado por professoras orientadoras que recebem a formação em encontros com os coordenadores estaduais do Programa.

- Esses encontros são momentos de estudo e reflexão coletiva sobre o processo de ensino e aprendizagem no ciclo de alfabetização. Em 2016 foram vários, que tiveram início em fevereiro. Neles contamos com palestras, estudos e discussões sobre as práticas docentes, das relações entre teoria e prática, com troca de experiências e ainda com produções de recursos didáticos durante a formação, finalizou a coordenadora local do programa, Renata Alves Barbosa.

Serviço:

Seminário final do PNAIC
Dia: 08 de Dezembro ( Quinta-feira)
Horário: 13 horas
Local: Casa da Cultura
Rua Antônio Gomes de Macedo, nº 331, Centro

Comentários