18 janeiro, 2016
Comentários

SENAR abre novo processo seletivo para o Curso Técnico em Agronegócio em Barra Mansa

Em Barra Mansa, Sindicato Rural conta com polo de apoio presencial aos alunos

Seguem abertas até o dia 15 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo do curso técnico em Agronegócio, oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Barra Mansa continua sendo a única cidade da região Sul Fluminense que tem um polo de apoio aos estudantes, em funcionamento no Sindicato Rural, no bairro Ano Bom. No total, 80 vagas estão sendo disponibilizadas no município. As inscrições são feitas no site www.senar.org.br.

Inteiramente gratuito e na modalidade semipresencial, o curso técnico em Agronegócio disponibiliza 80% das suas 1.230 horas/aula via web. “O restante da carga horária é reservado a aulas presenciais no polo de apoio e visitas técnicas a propriedades rurais e agroindústrias. Dessa forma os estudantes podem colocar em prática os novos conhecimentos”, explicou Adilson Rezende, vice-presidente do Sindicato Rural, ressaltando que, assim como curso, todo o material didático, incluindo apostilas e DVDs, é garantido pelo Senar gratuitamente.

O Sindicato Rural de Barra Mansa disponibiliza ainda uma sala equipada com computadores conectados à internet para uso dos alunos durante o curso. “O espaço também pode ser usado pelos interessados para fazer a inscrição e a prova do processo seletivo”, frisou Adilson, lembrando que a escolaridade mínima exigida dos candidatos é o Ensino Médio completo.

O processo seletivo conta uma prova com 30 questões objetivas de múltipla escolha e uma redação, em meio eletrônico. A prova será realizada pelo aluno presencialmente no período de 25 de janeiro a 19 de fevereiro, na própria sede do Sindicato Rural, em computador disponibilizado na data e horário escolhidos pelo candidato no ato da inscrição. As aulas terão início no dia 29 de fevereiro.

No último processo seletivo, realizado em julho do ano passado, 360 pessoas se inscrevam para disputar 80 vagas em Barra Mansa. Para o vice-presidente do Sindicato, a grande procura pelo curso demonstra o interesse dos mais jovens em trabalhar no campo. “O agronegócio está em plena expansão e na nossa região há muitas oportunidades de trabalho. Se antes tínhamos jovens saindo do campo para buscar trabalho na cidade, hoje esse fluxo é contrário”, revelou Adilson, destacando que aproximadamente 65% dos alunos do curso em andamento têm menos de 30 anos de idade. “O produtor rural tem carência de tecnologias e novas técnicas, por isso esse curso é muito importante para o desenvolvimento do setor rural na região”, disse.

Mais informações no Sindicato Rural, por meio do telefone (24) 3323-1139.

Comentários