Image
19 outubro, 2023
Comentários

Servidores de Volta Redonda participam de capacitação do Tribunal de Contas

Servidores da Prefeitura de Volta Redonda participaram nesta quinta-feira, dia 19, de capacitação do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). O evento “TCE Presente: orientações para uma gestão efetiva” aconteceu na Câmara Municipal durante todo o dia, com a proposta de promover o aprimoramento da gestão pública, a ampliação da transparência e do controle social.

Organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão (Seplag), o treinamento foi voltado para funcionários públicos de toda região Sul Fluminense. O vice-prefeito de Volta Redonda, Sebastião Faria, esteve presente no evento, representando o prefeito Antonio Francisco Neto. Outros prefeitos da região também compareceram como Ednardo Barbosa (Pinheiral), José Osmar (Rio Claro) e Diogo Balieiro (Resende).

O conselheiro-Presidente do TCE-RJ, Rodrigo Melo do Nascimento, citou que o evento “TCE Presente: orientações para uma gestão efetiva” tem por objetivo aproximar os municípios do tribunal.

“Este programa visa aproximar o Tribunal de Conta dos municípios com diálogo e atuação preventiva com base na consensualidade. O tribunal tem como missão fiscalizar e avaliar a gestão dos recursos públicos no interesse da sociedade”, comentou Rodrigo, que também ministrou a palestra: “O TCE-RJ e o diálogo Interinstitucional com os Municípios”.

Dentro da programação, outras palestras foram apresentadas como: ‘Controle externo por políticas públicas’, com o secretário-geral de Controle Externo do TCE-RJ, Oséias Santana e Qualificação ECG/TCE-RJ: ‘Os Principais Impactos da Nova Lei de Licitações e Contratos nas Obras e Serviços de Engenharia’, com o auditor de Controle Externo do TCE-RJ, Rafael do Amaral Guedes.

A secretária municipal de Planejamento, Transparência e Modernização da Gestão, Cora Peixoto da Silva, mencionou a importância do evento para o município.

“É muito importante receber o Tribunal de Contas em nosso município, para retirarmos a ideia de "órgão castelo" que fica longe, inalcançável a de todos. O projeto “TCE Presente” objetiva uma aproximação e diálogo direto com os poderes Executivo e Legislativo, para tratarmos de forma preventiva e não punitiva sobre o cumprimento das legislações públicas, garantindo sempre a transparência, eficácia e correta aplicação dos recursos públicos”, finalizou a secretária.

A servidora pública, Daniele Barbosa, da Central Geral de Compras (CGC) da Prefeitura de Volta Redonda destacou que os aprendizados vão contribuir para o seu trabalho.

“O evento do Tribunal de Contas foi fundamental para esclarecer dúvidas e nos direcionar e isso é importante para o melhor aproveitamento do trabalho. Com esta palestra a condução dos processos licitatórios será mais eficaz, como servidores ficamos muito satisfeitos com esta iniciativa”, disse.

Comentários