Sesc de Valença e Barra Mansa recebem o espetáculo “Canções Para Pequenos Ouvidos”
A trupe de palhaços-músicos da Orquestra Modesta está em temporada pelo estado do Rio de Janeiro, com o “Canções Para Pequenos Ouvidos”, espetáculo que une música, palhaçaria e teatro, além de muita interação com a plateia.
No próximo fim de semana, é a vez do sul fluminense receber a apresentação. No sábado (14/10), às 15h, o Sesc Rosinha de Valença recebe o espetáculo e no dia seguinte, domingo (15/10), às 15h, é a vez do Sesc Barra Mansa. O espetáculo, que já passou pelo Sesc Niterói ( 07/10) e Sesc Tijuca (12/10), ainda circula por mais duas unidades do Sesc do estado do Rio: Madureira (05/11); e Nova Iguaçu (12/11).
Com mais de 100 apresentações realizadas pelo Brasil, “Canções Para Pequenos Ouvidos” parte de uma premissa fundamental que é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, com arranjos modestos. Os temas das canções buscam a construção de uma dramaturgia que conduz o público de crianças e adultos numa viagem musical. Cada canção conta uma história, algumas trazem reflexões filosóficas, outras memórias afetivas comuns da infância, passando por diversos ritmos brasileiros e, claro, muitas brincadeiras e interação com a plateia.
O espetáculo faz transparecer as personalidades de cada palhaço e conta um pouco sobre suas trajetórias, além disso, integra esquetes de diferentes temas, comuns ao imaginário infantil. Munidos de instrumentos, adereços de cena simples e bom humor, a Orquestra convida o público a presenciar e participar de momentos cênicos, como um animado e atrapalhado banho; uma brincadeira de bola com um grande globo terrestre inflável e a caótica regência de quatro palhaços da orquestra que, em uma da músicas, se transformam em animais de uma fazenda, ressoando cacarejos, mugidos, grunhidos e grasnados, deixando o maestro estupefato.
Sinopse: Um maestro, quatro palhaços e arranjos modestos. A premissa fundamental é a simplicidade da música feita e tocada por palhaços, em diversos ritmos e letras poéticas que conduzem o público a uma viagem musical, trazendo reflexões e memórias afetivas comuns da infância.
A temporada foi contemplada e acontece devido ao Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar 2022/2023.
Sobre a Orquestra Modesta
A Orquestra Modesta é uma idealização de Fernando Escrich, experiente músico palhaço e premiado diretor teatral e musical, e de Elisa Taemi e Milena Marques, produtoras da Nascedouro Gestão Cultural. Apaixonados pelo carnaval e percebendo o crescimento da festa em São Paulo criaram em 2015 o show que busca resgatar o universo dos antigos bailes de carnaval para a família, reunindo a cada ano um elenco de 11 palhaços-músicos de diferentes companhias dedicadas ao teatro infantil. Com 7 carnavais completados em 2023, a Orquestra Modesta já realizou 18 shows, atingindo um público de mais de 30 mil pessoas.
Em outubro de 2017, com um elenco reduzido, a Orquestra estreou “Canções para Pequenos Ouvidos”, seu primeiro espetáculo autoral, sob direção de Fernando Escrich e Anderson Spada. Escrich recebeu o Prêmio APCA 2017 como umas das personalidades que mais contribuíram para o teatro infantil de São Paulo no ano de 2017, sendo reconhecido por seu trabalho em várias peças e pela concepção, cenografia, direção musical, arranjos, atuação e co-direção artística de Canções. Também foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017 na categoria Melhor Trilha Sonora Original.
Em 2018, a convite do Selo Sesc, lançou um CD homônimo com a gravação das canções do espetáculo e lançamento do disco em shows na Comedoria do Sesc Pompeia. O álbum contém 9 faixas e está disponível em todas as plataformas digitais, com ótima recepção de público e crítica musical. Em 2019, em continuidade à parceria com o Selo Sesc, foram lançados dois videoclipes em animação, dirigidos pelo ilustrador Cadu Macedo, aumentando a presença da Orquestra Modesta no universo digital.
Em agosto de 2023, a Orquestra lançou, nas plataformas digitais, seu segundo álbum, "Canções para Pequenos Ouvidos 2”, também pelo Selo Sesc, e em outubro, realiza o lançamento da versão física do material.
Duração: 60 minutos.
Classificação Indicativa: Livre
Ficha Técnica
Concepção, Cenografia, Direção Musical e Arranjos: Fernando Escrich
Direção: Fernando Escrich e Anderson Spada
Elenco:
Alexandre Maldonado: Brocolino
Débora Sanders: Tetéia
Sandro Fontes: Sandoval
Tereza Gontijo: Guadalupe
Vinicius Ramos: Clóvis
Iluminação: Giuliana Cerchiari
Operação de Luz: Rebeka Teixeira
Técnico de Som: Leandro Simões
Figurinos: Marichilene Artisevskis
Produção Executiva: Nascedouro Gestão Cultural (Elisa Taemi e Milena Marques)
Produção local: Pagu Produções Culturais
Assessoria de Imprensa: Locomotiva Cultural
Comentários