Image
01 setembro, 2017
Comentários

Sessão da Câmara de BM homenageia cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município

A primeira sessão solene de 2017 foi marcada por expressiva participação popular

Em sua primeira sessão solene da legislatura 2017-2020, a Câmara de Barra Mansa homenageou cidadãos que contribuem para o desenvolvimento do município, em suas diversas áreas de atuação. Assim, a noite de 31 de agosto foi marcada por momento de emoção e reconhecimento à vida de pessoas que marcaram a história de Barra Mansa.

O Palácio Barão de Guapy sediou uma noite, com intensa participação popular, em que artistas se uniram a guardas municipais, empresários, professores e profissionais de distintos segmentos para receberem a devida homenagem por sua contribuição a Barra Mansa. O presidente da câmara, vereador Marcelo Borges, ressaltou esta diversidade da cerimônia.

- Esta cerimônia marca o reconhecimento do Legislativo àquele que contribuem para o desenvolvimento de Barra Mansa de uma forma ou de outra. Sempre no intuito de enaltecer a cidade de Barra Mansa. Hoje a câmara se reúne para reconhecer o trabalho desses cidadãos por meio de medalhas de mérito e moções de congratulação e isso é um motivo de honra – declarou o presidente.

Presentes à sessão, além dos homenageados e parte da população, diversas autoridades e representantes da sociedade civil. O prefeito Rodrigo Drable e a vice-prefeita, Maria de Fátima Lima da Silva participaram da sessão solene, compondo a mesa junto ao presidente da câmara. O prefeito, que exerceu dois mandatos como vereador, elogiou a escolha dos homenageados.

-Poucas vezes eu vi um grupo tão bem selecionado e tão merecedor das homenagens que recebe. Parabenizo os senhores vereadores pela coragem que tem tido e pela força em cumprir seu dever como legisladores e fiscalizadores do município - enfatizou Rodrigo Drable.

Cada vereador pode indicar um cidadão a ser agraciado com a medalha de mérito. A professora Sueli Gabriel foi indicada pela vereadora Maria Lúcia da Fonseca para receber a Medalha Professor Moacyr Chiesse, por sua dedicação à Educação no município. Como forma de agradecer aos artistas da cidade por seu trabalho, a Câmara de Barra Mansa institui este ano a Medalha de Mérito Cultural Prof. Clécio Penedo, homenageando, também a obra deste artista. Foram escolhidos três agraciado para esta medalha: Efigênia Salvador Nunes, ou Fifi como é conhecida, por indicação do vereador Daniel Volpe Maciel; Paolla Belarmindo, indicada pelo vereador Zélio Resende Barbosa, e Ronaldo Ferreira, mestre Coquinho, indicado pelo vereador Thiago Valério.

A Medalha de Mérito Esportivo Mário Pasquinelli foi entregue ao corredor José Antônio de Souza Rocha, por indicação do vereador Elias Barbosa Romeiro. Dois sindicalistas que se destacam na militância dos direitos trabalhistas puderam ser homenageados com a Medalha de Mérito José Juarez Antunes: Bartolomeu Citeli da Silva foi indicado pelo vereador José Abel Mariano e José Lúcio da Silva, pelo vereador Gilson Assis Lopes.

Em 2015, foi instituída a Medalha de Mérito Carlos Natanael Geremias, em homenagem ao servidor falecido precocemente naquele ano. Durante a sessão, dois guardas municipais foram agraciados com a medalha: Sebastião Carlos Augusto Alves, por indicação do vereador Marcos André Gonçalves Pitombeira, e Marco Antônio Ramos, indicado por José Renato de Oliveira.

Duas medalhas instituídas este ano, homenageando profissionais da Comunicação, puderam ser entregues para aqueles que dão nome a elas, fazendo um homenagem ainda em vida. O jornalista João Batista Pançardes recebeu a medalha que leva seu nome, indicado pelo vereado Marcelo Borges da Silva. O radialista Hilton Alexandre Alves da Silva também foi agraciado com a medalha que leva seu nome, por indicação do vereador Luís Antônio Cardoso.

A luta pela igualdade racial foi destacada pela concessão de quatro medalhas: Maria Sacci, concedida a Elias Silva de Andrade, por indicação de Carlos Roberto de Carvalho; Maria Moçambique, entregue à Janaína da Silva, por indicação de Marcell Castro; Tereza de Benguela, concedida a Maria de Fátima Lima da Silva, por indicação de Jaime Alves de Almeida, e Zumbi dos Palmares, indicada por Paulo Afonso Sales Moreira para se concedida a Alexandre Martins.

A Medalha de Mérito Cecília Monteiro de Barros foi entregue à Maria Aparecida de Souza Reis, a Marita, por indicação do vereador Wellington Almeida Pires. O vereador Gustavo de Almeida Gomes indicou Paulo César da Costa para receber a Medalha Barão de Aiuruoca e o ex-prefeito Roosevelt Brasil, representado por seu filho Felipe, foi agraciado com a Medalha Barão de Guapy, por indicação do vereador Vicente Carneiro Leão Filho.

Representando todos os agraciados, o radialista Hilton Alexandre Alves da Silva agradeceu as homenagens, destacando a importância de Barra Mansa.

-Neste dia festivo, fica a gratidão a todos os vereadores por terem reconhecido o trabalho de formiguinha de cada um dos homenageados, pois o que cada um de nós quer é ver esta cidade crescer. Todos foram apresentados como um exemplo a ser seguido. Para mim e para o João Pançardes, que tivemos nossos nomes imortalizados pela instituição das medalhas de mérito, a responsabilidade aumenta, para que façamos sempre o melhor por Barra Mansa – afirmou Peninha.

Além das medalhas, foram entregues, também, moções de congratulação. O Centro Universitário de Barra Mansa e seu diretor Luís Fernando Vitorino foram homenageados pelo recredenciamento da instituição no MEC e a obtenção de nota 4 junto ao ministério. O reitor do centro universitário, Leandro Álvaro Chaves, rememorou, em sua fala, os momentos de desafio da instituição. Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na cultura de Barra Mansa, a Companhia Teatral Arte In Foco foi homenageada, juntamente com seu diretor, Marcelo Soares.

A cerimônia foi encerrada com a fala do vereador Wellington Pires, representando os legisladores de Barra Mansa.

-Estas homenagens não se tratam apenas de um simples simbolismo, é muito mais que isso. Hoje nós reverenciamos pessoas que fazem com que Barra Mansa se torne uma cidade cada vez melhor. Os homenageados são pessoas que desenvolvem seu trabalho sem o anseio de qualquer reconhecimento.

Vice-prefeita de Barra Mansa recebe homenagem na Câmara Municipal

A Câmara dos Vereadores realizou na noite da última quinta-feira, dia 31, uma Sessão Solene para homenagear pessoas das mais variadas áreas e segmentos que contribuem para o crescimento de Barra Mansa. Dentre elas, a vice-prefeita Profª Fátima Lima, que recebeu a Medalha Tereza de Benguela, indicada pelo vereador Jaime Alves.

 

Tereza de Benguela foi uma líder quilombola na região do Mato Grosso durante o século XVIII, símbolo de liderança, força e luta pela liberdade. Emocionada, a vice-prefeita agradeceu a homenagem. “Toda homenagem nós recebemos com alegria. Agradeço ao vereador Jaime pela indicação para representar a princesa Tereza, uma mulher guerreira que lutou pelas pessoas escravizadas e pobres do quilombo do Quariterê”, agradeceu Profª Fátima.

 

Ao total, 19 pessoas foram homenageadas na Sessão Solene, que contou com a presença do prefeito Rodrigo Drable. “Esta foi a cerimônia mais justa e adequada de todas que participei até hoje”, disse Rodrigo, mencionando cada um dos homenageados e ressaltando a qualidade do grupo que recebeu as honrarias.

 

Em nome do Legislativo, o vereador Wellington Pires também elogiou os homenageados. “Reverenciamos pessoas que se dedicam para que Barra Mansa se torne uma cidade cada vez melhor. Espero que essa noite fique na memória dos homenageados, pois é com muita satisfação que nós vereadores prestamos em nome dos cidadãos barra-mansenses”, afirmou o vereador.


Comentários