16 outubro, 2015
Comentários

Setor público e poder privado unem forças para fomentar turismo na Região das Agulhas Negras

Aconteceu na última terça-feira (13), o primeiro encontro do Programa Lidera Turismo na Região Agulhas Negras, do SEBRAE em parceria com o Ministério do Turismo. Cerca de 50 pessoas, entre representantes do setor público, do poder privado e da sociedade civil organizada, estiveram reunidas com o moderador da Fundação Barcelona Media, Richard Alves, recebendo um panorama do cenário turístico mundial dentro dos seguintes eixos: visão sistêmica de sustentabilidade e interdependência, inovação e experiência com conhecimento, tecnologia e vivência, e gestão empreendedora.

- O trabalho conjunto entre o setor público e a iniciativa privada beneficia a região como um todo, pois ajuda a estruturar e qualificar todos os agentes que fazem o turismo acontecer. O programa Lidera Turismo está nos apresentando experiências positivas que nos inspiram a pensar maior e extrair ainda mais das ações que já empreendemos, com um trabalho voltado para o planejamento estratégico visando melhorar a gestão do turismo na nossa região – ressalta Rute Diniz, Diretora de Turismo de Itatiaia.

No próximo encontro, os participantes farão o primeiro levantamento de dados sobre a análise da situação atual do turismo para, então, começar a traçar o plano de ação juntamente com o mapa estratégico do desenvolvimento do turismo. A conclusão do programa está prevista para dezembro, com um workshop.

Programa Lidera Turismo é lançado na Região Agulhas Negras

Representantes do setor público, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada se reuniram na última quinta-feira (8) para o lançamento do programa de capacitação Lidera Turismo na Região Agulhas Negras, do SEBRAE em parceria com o Ministério do Turismo. Realizado em Penedo (Itatiaia), o evento marcou a primeira atividade dos gestores locais em direção a uma nova forma de fomentar o turismo na região. Dentre as Autoridades presentes, destacamos a presença do Vice-Prefeito de Itatiaia Edmar Barbosa, da Coordenadora de Turismo do Sebrae-RJ Margarete

- Os empresários e representantes do setor público que estão participando do Lidera Turismo terão acesso a uma consultoria com qualidade internacional através de oficinas com especialistas, seminários técnicos e um workshop, para o desenvolvimento de projetos a médio e longo prazo – ressalta Roberta Dias, Secretária de Turismo de Itatiaia.

Na ocasião do lançamento, o palestrante espanhol Pere Muñoz destacou a importância das redes sociais na divulgação tanto dos destinos turísticos quanto das experiências que os visitantes tem em cada local que visitam.

- A felicidade do visitante tem a ver com a boa experiência turística que ele terá no destino, e isso depende de muitos pequenos agentes, indo desde o atendimento em uma loja de souvenirs até a gerência da hospedagem que ele escolheu. O peso dessa experiência influencia fortemente a formação de opinião nas redes sociais, o que funciona como um sistema de recomendação informal, mas importante para qualquer gestor – defendeu Pere Muñoz, especialista da Fundação Barcelona Media, um dos principais centros mundiais de inovação no âmbito da comunicação, cultura e turismo.

Programação: Lidera Turismo na Região Agulhas Negras

26/10 – Encontro 2: Inovação e Experiência no Turismo

03, 17 e 24/11 – Encontros

3, 4 e 5: Gestão Empreendedora do Turismo

08/12 – Workshop / Conclusão

Comentários