Image
29 março, 2019
Comentários

Sicoob distribui R$4,12 milhões para associados

Representantes públicos marcaram presença nas pré-assembleias de divulgação dos resultados


A cooperativa de crédito Sicoob realizou, nesta semana, as pré-assembleias para a apresentação dos resultados de cada unidade no ano de 2018, além da perspectiva para 2019. Os eventos aconteceram nos dias 27 e 28 de março, nas cidades de Volta Redonda, Resende e Barra Mansa, respectivamente. Também foram realizadas as eleições dos delegados, que vão representar os seus associados na Assembleia Geral Ordinária (AGO). Logo após a reunião, os cooperados puderam aproveitar um coquetel.

As apresentações foram guiadas pelo presidente do Sicoob Credirochas, Tales Machado, que mostrou o crescimento da cooperativa. Apesar das incertezas econômicas que os anos de 2017 e 2018 trouxeram em todo país, a instituição financeira divulgou os seus lucros em 2018 e mantém boas expectativas para 2019. Ao todo, foram distribuídos 4,12 milhões de sobras a todos os associados. A cooperativa fechou o ano com, em média, 91 milhões em patrimônio líquido.

A gerente regional, Giovana Simonaci, afirmou que este é só o começo do caminho que o Sicoob pode alcançar, já em 2019. A atuação na região Sul Fluminense tem aumentado consideravelmente. Em 2018, haviam 10 agências em 7 cidades. Já em 2019, serão acrescentadas cinco agências, em cinco novas cidades. Para Giovana, com o apoio e colaboração de todos os associados, a expectativa é que sejam realizados mais de 115 milhões de ativos e contabilizados, aproximadamente, 8 mil associados.

Cerimônias

A primeira cerimônia aconteceu na noite do dia 27 de março, às 19 horas, em Volta Redonda, na sede da CDL-VR, no Aterrado. Em média, 200 associados compareceram. Jader Costa, sócio-proprietário do Canal 36, foi um dos candidatos eleitos a delegado. Para ele, a transparência com que os processos acontecem no Sicoob foi uma das coisas que lhe chamou mais atenção para fazer parte do time de representantes.“Estou feliz por poder fazer parte e ter a liberdade de conhecer, com mais propriedade, o que fazemos na cooperativa para influenciar positivamente as pessoas. O mercado hoje exige empresas parceiras como o Sicoob”, dividiu o delegado.

Resende foi a segunda cidade a se reunir para a pré-assembleia. A reunião aconteceu no espaço Lena Buffet, no bairro Boa Vista, a partir das 11 horas do dia 28 de março. Quem marcou presença no evento foi o prefeito da cidade, Diogo Balieiro. “A cidade de Resende, atualmente, lidera o ranking de crescimento econômico do Sul Fluminense. Eu tenho certeza, que o trabalho que é feito hoje, no Sicoob, vai crescer e estimular a economia da nossa cidade. Estaremos, no que for possível, de braços dados”, afirmou o prefeito.

A última cidade da região a eleger seus delegados foi Barra Mansa. O local que sediou o evento foi a CDL da cidade, na noite do dia 28. Dentre os cooperados presentes, estavam Manoel Duarte, diretor da Associação Comercial de Barra Mansa e consultor de empresas. “Este evento é uma forma de acompanhar como é gerido o nosso capital. Saio daqui muito confiante ao ver os números. O evento foi muito bom”, expôs o consultor.

Funcionamento

As pré-assembleias, que acontecem anualmente, em todo Brasil, também são para a eleição dos delegados de cada cidade que possua uma cooperativa do Sicoob. A função destes é representar os demais associados da instituição financeira na votação da AGO. Nesta reunião, serão prestadas as contas do exercício de 2018 e definidos os rumos que a cooperativa irá tomar no próximo ano, inclusive, o rateio de lucros no fim do ano, destinado a todos os associados. A sessão de 2019 está marcada para o dia 27 de abril.

O diretor do Sicoob Central, Nailson Dalla Bernardina, compareceu ao evento e palestrou sobre o investimento feito na região e o seu potencial. Segundo ele, a pré-assembleia é o momento em que a cooperativa fala diretamente com o seu sócio. “A instituição financeira vem, presta contas aos seus associados e também ouve seus anseios. A segmentação do evento para cada cidade faz com que os cooperados tenham mais liberdade para poder se expressar. Por isso, é importante que todos os sócios participem e que esses eventos ocorram com mais frequência”, reforçou.

Comentários