04 abril, 2016
Comentários

Smac comemora Cem Anos do Samba nos Grupos de Convivência em Volta Redonda

Apresentações do Grupo de Idosos Resgate das Raízes vão percorrer dez Grupos de Convivência a partir desta terça-feira (dia 05)

        A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), comemora os Cem Anos do Samba em dez Grupos de Convivência, a partir desta terça-feira (dia 5). A data será lembrada com apresentação do Grupo de Convivência de Idosos Resgate das Raízes, que junto com sua coordenadora Graça Lima, criou o “Tributo aos Cem Anos do Samba”.
        O Grupo de Idosos “Resgate das Raízes”, da Smac, foi criado em 2008, com a “Quadrilha da Convivência”. O objetivo principal era resgatar a “memória” por meio da música. O grupo está desde o dia 9 de março de 2016 apresentando o espetáculo “Tributo aos Cem Anos do Samba”, nos grupos de convivência, escolas, praças e outras entidades do município.
HISTÓRIA – O primeiro samba a ser gravado completará 100 anos este ano. Composição de Ernesto dos Santos, o Donga, e do jornalista Mauro de Almeida foi registrado no dia 27/11/1916. A canção foi composta no quintal da casa da Tia Ciata, na Praça Onze, famoso terreiro de candomblé daqueles tempos e frequentado por grandes músicos da época. A princípio, levou o nome de “Roceiro”, sendo registrada como “Pelo Telephone”, grafia da época, e foi lançada em 20/01/1917.

Confira a agenda para o mês de abril:

05/abr - 8h         - Grupo Viver a Vida - CRAS São Sebastião
06/abr - 14h - Grupo De Bem com a Vida - CRAS São Luiz
07/abr - 8h - Grupo Esperança do Amanhã - Santa Rita do Zarur
12/abr - 8h         - Grupo Renovação de Vida - Minerlândia
13/abr - 14h - Grupo Viva a Vida - CRAS Candelária
14/abr - 14h - Grupo Amizade - CAM São Geraldo
18/abr - 14h - Grupo Vida Feliz - CRAS São Carlos
20/abr - 14h - Grupo União Total - CRAS Caieiras
27/abr - 8h         - Grupo Renascer - CRAS Santa Cruz
28/abr - 14h - Grupo Viver Feliz - CRAS Roma II

Comentários