Image
14 dezembro, 2016
Comentários

Som Mais Brasil 3 apresenta os talentos musicais da região Sul Fluminense nesta quinta-feira em Barra Mansa



Projeto Música nas Escolas e Coletivo Nosso Novo Som se unem para apresentação histórica do Som Mais Brasil 


A terceira edição do Som Mais Brasil traz à luz os talentosos compositores da região Sul Fluminense, em especial do Coletivo Nosso Novo Som, de Penedo. O Som Mais Brasil 3 acontece nesta quinta-feira, 15 de dezembro, às 20h, na sede do Projeto Música nas Escolas. Em ação músicos do Projeto Música nas Escolas em conjunto com o Coletivo Nosso Novo Som, para uma noite que vai ficar marcada na história da música do Sul Fluminense. O evento tem entrada gratuita, para todo mundo poder curtir música brasileira, produzida na região.
O Som Mais Brasil explora a música brasileira e sua diversidade de ritmos, por meio da música e instrumentos eruditos, fazendo uma releitura completa. Nas edições anteriores, o repertório era composto de músicas famosas dos brasileiros, como “Águas de Março” e “Nuvem de Lágrimas”, interpretadas de uma forma totalmente inesperada. Neste ano, os músicos do Projeto Música nas Escolas convidaram o Coletivo Nosso Novo Som, para participar do Som Mais Brasil, com músicas de seus compositores. De acordo com o idealizador do Som Mais Brasil, Peterson Maxwell, é preciso valorizar os talentos regionais e fazer história na música, com novos compositores.
Na edição de 2015, composições do coletivo já fizeram parte do Som Mais Brasil, com “Vai Sim” e “Na Casa Dela”, de Fernando Troina. Este ano, a parceria se aprofundou, com todo o repertório sendo composto pelos músicos do coletivo e arranjado pelo maestro Hércules Alves, músico do Projeto Música nas Escolas, e maestro do Som Mais Brasil 3.
A Camerata de Cordas Juvenil e o naipe de madeiras da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa Juvenil se unem ao Grupo de Metais e ao Grupo de Percussão, para formar a banda do Som Mais Brasil 3, que recebe, também músicos convidados. O Coletivo Nosso Novo Som além de compor o repertório participa, também do Som Mais Brasil 3, com seus músicos e, principalmente, com seus intérpretes.
O Coletivo Nosso Novo Som nasceu dessa necessidade de levar a música autoral regional para o mundo. É formado por nove músicos que apostaram na coletividade para realizar o sonho de fazer um som totalmente autoral, um Novo Som. Além da espontaneidade, do carisma e da alegria, o show do coletivo se destaca pela mistura de influências musicais e culturais de cada um dos integrantes.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atendendo a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries, o projeto foi considerado referência em gestão e inovação pelo MEC.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, desde 2013. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, Instituto CCR e CCR NovaDutra, e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. Também patrocinam o projeto, a Light, o Governo do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura e a Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro.

Serviço:

Concerto Som Mais Brasil 3
Data: 15 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Sede do Projeto Música nas Escolas (Parque da Cidade)
Endereço: Av. Pref. João Chiesse Filho, 312 – Centro – Barra Mansa
Repertório:
Valentine - Fernando Farias
Movimente - Rodrigo Soares, Marcus Mendes e Vivette D'ici
Tão Linda - Fernando Troina e Fábio Nego
Nome de Canção - Luis Lima e Alexandre Pereira
Vendombê - Fernando Farias
Narcisista - Gabriel Lopes, Gustavo Praça, Gabriele Leme, Eduardo Loureiro
Valsa D'Alma - Mari Biolchini
Reggae do Lixo - Marcus Mendes
Subiendo - Leopoldo Commisso

Comentários