08 fevereiro, 2018
Comentários

Suas compras podem falir sua empresa

“Não sei onde está meu dinheiro!” Essa é uma frase que muitas empresas e profissionais de consultoria escutam em suas primeiras reuniões com os clientes.

As empresas estão vendendo bem e o empresário não vê a cor do dinheiro.



Um dos principais motivos para que esta situação aconteça é a má administração do setor de compras e do estoque.

Sim. Somente vender bem pode não ser o bastante para que sua empresa se desenvolva e cresça a cada ano seguido. É preciso comprar bem. Ficar atento à quantidade mínima e máxima de seu estoque, saber qual o prazo de pagamento de cada fornecedor, tentar administrar as compras para que os pagamentos de fornecedores não se acumulem nas mesmas datas da folha de pagamento e comprometa seu fluxo de caixa.

Acontece que, de maneira simplista, os empresários podem se preocupar apenas em vender sem dar muita atenção ao que estão comprando, em que quantidade e qual a melhor forma de pagamento.

Imagine uma situação hipotética em que uma empresa possui um setor de compras que não analisa nos detalhes quais foram as principais vendas dos últimos meses e sai comprando de forma equivocada produtos que estão encalhando na prateleira. Para alguns pode ser uma situação absurda, mas tenha certeza, alguns de vocês que estão lendo este texto, ou já passaram por isso, ou conhecem alguém que já passou por esta situação. Em pouco tempo esta empresa estará com o estoque muito elevado e o pior, de produtos de pouco giro.



Para que isso não aconteça precisamos ter bem claro que alguns pontos são imprescindíveis:



1 – Saber exatamente o prazo de pagamento de cada fornecedor. Dessa forma, é possível programar suas compras para que elas caiam nas datas mais folgadas de seu fluxo de caixa.

2 – Examinar detalhadamente a curva ABC de seu estoque. Se seu estoque de produtos B e C estiver muito alto, é interessante que você pense em uma maneira que vender este produto. É o SEU dinheiro que está parado ali nestes produtos.

3 – Calcular qual o estoque mínimo e máximo de cada produto. Assim, fica mais fácil para o comprador administrar quando comprar.



Comprar BEM e ADMINISTRAR seu estoque é o grande segredo de alguns empresários. Em mercados de muita concorrência, pode ser um grande diferencial.

Se seu estoque está desorganizado. Se os números que estão no seu sistema não condizem com a realidade do seu estoque, ATENÇÃO! Você precisa com URGÊNCIA organizar a vida de sua empresa.

Comentários