Image
10 maio, 2022
Comentários

Sucessão nas artes marciais: a importância dos sacrifícios para se tornar um mestre

A equipe ‘Pagels Brazilian Jiu-Jitsu Team’, importante centro de treinamento de Barra Mansa e Volta Redonda, colocou em debate um importante tema visando o futuro e a preparação dos lutadores e aprendizes dos Dojôs : A responsabilidade da sucessão.

Este levantamento tem como intuito mostrar as responsabilidades e as tarefas que um aluno, visando à sucessão, deve realizar para se tornar um líder exemplar. Dentre estas atividades, estão o trabalho em equipe, a preparação para ser um líder e reconhecer os valores e princípios de um Mestre.

O Consultor de Gestão e Faixa Preta 4° grau de Jiu-Jitsu e 1º dan de karate, Marco Viana, ressaltou a importância do preparo necessário para se tornar Mestre de uma Equipe e os planejamentos fundamentais para chegar a este patamar. "O conhecimento técnico é indispensável neste processo, assim como se preparar para assumir a posição na equipe. Somente ganhar a ‘graduação’ não é sinônimo de excelência em seu novo papel. É necessário estar preparado para experimentar mudanças, renunciar confortos para se dedicar ao treinamento árduo".


Viana ainda aconselhou a quem pretende se tornar um sucessor. “Iniciar na faixa mais simples e arquitetar sua ascensão, passando por todas as graduações na mesma equipe, para entender dos princípios e valores da equipe, adquirindo um conhecimento vasto, quando exercer a posição de mestre”, finalizou Marco.

Por Gustavo Dantas

Comentários