Image
08 dezembro, 2020
Comentários

Testagem em massa para o coronavírus é realizada no bairro Vista Alegre, em BM

Procedimento visa encontrar e isolar principalmente os pacientes assintomáticos da doença

A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Saúde, realizou pela segunda vez no bairro Vista Alegre, a testagem em massa para detectar o novo coronavírus. O procedimento ocorreu na tarde desta terça-feira (08), na quadra do Colégio Municipal Padre Anchieta, local estruturado para proteger o cidadão de eventuais chuvas e do sol forte, característicos desta época do ano.





Segundo o secretário da Pasta, Sérgio Gomes, a testagem é uma das ferramentas mais importantes para desenhar o cenário de uma epidemia na população e traçar as ações de combate ao vírus. “É isto que temos feito em nosso município. Estruturamos a rede de saúde, realizamos campanhas de conscientização sobre as medidas preventivas necessárias, contratamos profissionais para acompanhar os casos positivos em que não foram necessárias internações e agora estamos levando os testes rápidos para vários pontos da cidade. Através deles, conseguimos encontrar e isolar os pacientes assintomáticos, que são vetores na disseminação do vírus”, destacou.





Os testes rápidos utilizam o sangue do paciente para procurar por anticorpos produzidos pelo organismo após o contato com o vírus. O resultado fica pronto em 15 minutos. "Ele é um teste interessante para saber quantas pessoas já foram infectadas pelo vírus e também quais estão teoricamente imunes a ele, isso porque até o momento, não podemos afirmar com certeza absoluta se quem já foi infectado pelo vírus fica, de fato, imunizado. E, se ganha a imunidade, também não sabemos quanto tempo ela dura”.



Durante a realização dos testes são disponibilizados, em média, 300 kits. De acordo com informações da Secretaria de Saúde são detectados positivos para a doença em torno de 10% deste número, ou seja, em torno de 30 pessoas. Mas, deste total, em geral 10 pessoas continuam com o vírus ativo. “Por isto, os testes são fundamentais como controle de propagação da Covid 19”, concluiu Sérgio Gomes.



No decorrer da semana estão programadas a realização de testes rápidos em outros pontos do município.

Comentários