30 agosto, 2018
Comentários

Torneio Leiteiro da Fumaça começa hoje

Competição com direito a troféu, categoria mirim, moda de viola e muito arrasta pé. Assim será a vigésima edição do tradicional Torneio Leiteiro da Fumaça, que começa nesta quinta-feira, dia 30, no galpão da Vila da Fumaça, na zona rural do município. O evento, que é fruto de uma parceria entre a Prefeitura, a EMATER-RIO e o Sindicato Rural de Resende, tem uma programação que se estende até o domingo, 2 de setembro, quando será feita a premiação dos criadores e de seus animais.



De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Rural, Alberto Figueiredo, o objetivo do torneio, que é um dos eventos mais aguardados pela comunidade local, é promover a integração e a confraternização entre os criadores da região, além de valorizar o trabalho desenvolvido pelos pecuaristas. Ainda segundo o secretário, o torneio também tem um papel importante ao transmitir para as novas gerações essa prática rural, que ajuda a movimentar a economia do município. Para tanto, a competição contará com uma categoria voltada para os produtores mirins, com até 16 anos.



Para participar da competição, os proprietários dos animais inscritos precisaram atender uma série de exigências relacionadas à saúde e aos cuidados com o rebanho, como apresentar os atestados que comprovam a realização de exames de brucelose e tuberculose, além de comprovar que o animal está vacinado contra a febre aftosa e livre de parasitas.



A programação do torneio começa nesta quinta-feira, dia 30, com a chegada dos animais e a ordenha de esgota, que marca o início da competição. Já na sexta-feira, 31, e no sábado, 1º, o torneio contará com ordenhas realizadas às 8h e às 20h. Já no domingo, dia 2, às 8h da manhã, acontece a última ordenha, seguida da contagem da produção. A premiação dos proprietários dos animais com melhor desempenho no torneio começa às 10h.



Paralelamente a programação do torneio, a população local também poderá se divertir com apresentações musicais, que incluem com moda de viola e muito arrasta pé, com a participação das duplas Zé Vithor e Cuiabá; e Júlio e Régis, além da Banda Clave e de uma apresentação de violeiros e sanfoneiros.



Confira a programação:



Quinta-feira, dia 30

Chegada dos animais e esgota das vacas



Sexta-feira, 31

Ordenhas às 8h e às 20h

22h – Banda Clave



Sábado, dia 1º

Ordenhas às 8h e às 20h

12h – Apresentação de viola, violeiros e sanfoneiros

20h – Forró com Júlio e Régis

22h – Zé Vithor e Cuiabá



Domingo, dia 2

8h – Última ordenha

10h – Premiação

Comentários